Aumento das vendas de eletrodomésticos no Japão
As vendas de eletrodomésticos no Japão aumentaram em junho, pela primeira vez em nove meses. Isso foi em grande parte graças à distribuição de dinheiro do governo a todos os cidadãos para lidar com a pandemia do coronavírus chinês.
A Associação de Fabricantes de Eletrodomésticos do Japão informa que as vendas de eletrodomésticos totalizaram 307,3 bilhões de ienes, ou cerca de 2,9 bilhões de dólares. Isso representa um aumento de 5,8 % em relação ao ano anterior.
É a primeira vez em 23 anos que as vendas mensais ultrapassaram os 300 bilhões de ienes. Os aparelhos de ar condicionado subiram 9,5%. As máquinas de lavar subiram 4,4%.
A associação diz que o subsídio em dinheiro do governo, de cerca de 930 dólares por pessoa desempenhou um papel importante.
O movimento de clientes nas lojas de eletrodomésticos também aumentou, depois que o estado de emergência em todo o país foi levantado, no final de maio.
Mas é um quadro diferente para os eletrodomésticos digitais.
A Japan Electronics and Information Technology Industries Association diz que as vendas de eletrodomésticos digitais em junho chegaram a 106,9 bilhões de ienes, ou quase 1 bilhão de dólares. Isso é uma queda de 8,2% em relação a um ano antes.
Em particular, dispositivos relacionados a automóveis, como sistemas de navegação mergulharam 19%.
A associação diz que a pandemia está pesando muito nas vendas de produtos digitais relacionados a automóveis.
- Serviço Postal dos EUA suspende pacotes da China e Hong Kong - 7 de fevereiro de 2025 3:54 am
- Lucro da Toyota cai com queda nas vendas no Japão - 7 de fevereiro de 2025 3:40 am
- China pede diálogo com os EUA após tarifas adicionais - 7 de fevereiro de 2025 3:35 am