Preso casal de legisladores japoneses
O ex-ministro da Justiça, Kawai Katsuyuki, e sua esposa Anri foram presos pelos promotores por uma suposta violação da lei eleitoral. Ambos são legisladores, anteriormente com o principal partido governista, o Partido Liberal Democrata.
Os promotores dizem que Katsuyuki usou 220.000 dólares de fundos de campanha em doações em dinheiro a políticos locais e outros indivíduos para garantir votos para sua esposa.
Anri concorreu nas eleições da Câmara Alta em julho do ano passado e ganhou seu assento.
Ela também teria distribuído cerca de 10.000 dólares em dinheiro, por conta própria.
Após a eleição, o marido foi nomeado Ministro da Justiça, mas foi forçado a se demitir quando o escândalo irrompeu em uma revista tablóide, em outubro passado.
Ambos apareceram na Dieta nesta quarta-feira (17).
Katsuyuki reiterou que não se envolveu em nenhum tipo de atividades políticas obscuras nem fez nada de ilegal.
Sua esposa se absteve de comentar. Ela disse: “O meu advogado disse para eu não dizer nada. Sinto muito”.
As prisões ocorrem quando o Tribunal Distrital de Hiroshima proferiu na terça-feira uma sentença de prisão, suspensa de 18 meses, para o secretário de Anri. Ele foi encarregado de pagar aos seus funcionários de campanha mais do que é legalmente permitido.
Os promotores podem entrar com uma ação judicial para anular sua vitória eleitoral com base em uma cláusula de culpabilidade por associação.
Na quarta-feira, os Kawais apresentaram seus avisos de saída do Partido Liberal Democrático. Mas fontes dizem que, além de negar fazer algo ilegal, eles também não têm a intenção de renunciar aos seus assentos da Dieta.
- JEBRA Japão 2025 anuncia apresentação do renomado artista mato-grossense Henrique Maluf - 23 de fevereiro de 2025 11:53 am
- JEBRA 2025 apresenta a maior festa gastronômica brasileira em Shizuoka! - 23 de fevereiro de 2025 11:39 am
- Danilo Ozahata fala sobre a inauguração da academia Fit One em Shiga - 23 de fevereiro de 2025 10:56 am