2 C
Kóka
domingo, 23 fevereiro, 2025 11:46: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Pacto de Segurança Japão-EUA completa 60 anos

Nesta terça-feira completam-se 60 anos da entrada em vigor do atual tratado de segurança entre o Japão e os Estados Unidos.

Pacto de Segurança Japão-EUA completa 60 anos

Nesta terça-feira completam-se 60 anos da entrada em vigor do atual tratado de segurança entre o Japão e os Estados Unidos.

O Secretário Chefe de Gabinete, Suga Yoshihide, falou na segunda-feira (22), antes do 60º aniversário da revisão do Tratado de Cooperação Mútua e Segurança.

Suga disse que a aliança Japão-EUA tem servido como uma base de paz e estabilidade não apenas para seu país, mas para a região do Indo-Pacífico e para a comunidade internacional.

O Japão tomou medidas para reforçar a aliança. Estas incluem a expansão do alcance das atividades das Forças de Auto-Defesa do Japão no exterior para englobar uma missão de reabastecimento no Oceano Índico, e uma missão de reconstrução no Iraque.

A nova legislação de segurança do Japão implementada em 2016 também permitiu que o país exercesse seu direito à autodefesa coletiva.

Enquanto isso, a administração americana do presidente Donald Trump tem apelado para que o Japão e outros aliados contribuam mais para a carga financeira de sua segurança.

Os funcionários do governo japonês estão preocupados que, no período que antecede as eleições presidenciais americanas em novembro, os EUA possam aumentar a pressão sobre Tóquio para assumir mais do custo de estacionar as forças americanas no Japão.

O aniversário do pacto chega num momento em que o confronto entre EUA e China está se aprofundando e as tensões na Península Coreana estão aumentando novamente.

Diante de tais questões, Tóquio planeja repensar a estratégia de segurança do Japão, incluindo como proteger o país de ameaças de mísseis. O governo japonês anunciou recentemente a suspensão de um plano para implantar o sistema de defesa anti-míssil Aegis Ashore baseado em terra no país.

Os funcionários do governo japonês também devem discutir se o Japão deve adquirir capacidades para atacar bases inimigas. O governo diz que é teoricamente possível ter a capacidade se não houver um método alternativo disponível, pois ele se enquadra no domínio da autodefesa.

SourceNHK World

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img