Município de Okinawa muda o nome das Ilhas Senkaku
Uma cidade da província de Okinawa, sul do Japão, aprovou um projeto de lei para mudar o nome administrativo de um grupo de ilhas sob sua autoridade, para incluir oficialmente o nome “Senkaku” pela primeira vez.
A mudança está atraindo críticas da China e de Taiwan, que reivindicam ambos o território como seu.
Nesta segunda-feira (22), a assembléia da cidade de Ishigaki, em Okinawa, aprovou o projeto de lei para mudar o nome do atual “Tonoshiro” para “Tonoshiro Senkaku” a partir de outubro.
A assembléia diz que quer evitar erros no trabalho administrativo, pois outras localidades da cidade compartilham o nome “Tonoshiro”.
O Japão e seus vizinhos têm estado em desacordo com o grupo de ilhas do Mar da China Oriental.
O Japão controla as ilhas. O governo japonês afirma que elas são parte inerente do território japonês. China e Taiwan as reivindicam.
A mudança ocorre em um momento em que os navios da guarda costeira chinesa têm invadido, repetidamente, as águas territoriais do Japão perto das ilhas.
Na segunda-feira, autoridades japonesas avistaram quatro navios chineses na área e os advertiram para que saíssem das águas.
Em Pequim, as autoridades reagiram fortemente à decisão de Ishigaki.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Zhao Lijian, disse: “A mudança do Japão para mudar o nome das ilhas é uma séria provocação contra as reivindicações territoriais da China”. É ilegal e inválido”.
O governo de Taiwan também emitiu uma declaração, dizendo que as ilhas estão sob a soberania de Taiwan, que não pode ser alterada por qualquer ação unilateral.
- Castelo de Kumamoto atrai turistas com restauração aberta - 22 de novembro de 2024 12:01 pm
- Garganta Ryuokyo exibe cores deslumbrantes do outono - 22 de novembro de 2024 11:52 am
- Tóquio testa ônibus sob demanda com IA em Shinjuku - 22 de novembro de 2024 11:31 am