US revogará os privilégios de Hong Kong
O presidente dos EUA, Donald Trump, informa que sua administração começará a revogar uma série de tratamentos especiais dados a Hong Kong. Isso ocorre depois que a China decidiu introduzir uma nova legislação de segurança no território, como uma repressão às atividades anti-governamentais.
Trump fez o anúncio em uma coletiva de imprensa nesta sexta-feira (29). O congresso chinês aprovou na quinta-feira (28), o plano de legislação de segurança.
Trump disse que Hong Kong não é mais suficientemente autônoma para garantir tratamento preferencial. Ele acusou Pequim de substituir sua estrutura “um país, dois sistemas” por “um país, um sistema”.
Ele disse que a medida afetará toda a gama de acordos entre os EUA e Hong Kong, desde a extradição de criminosos até os controles de exportação.
Trump indicou que serão tomadas medidas para sancionar os funcionários na China continental e em Hong Kong, que são considerados envolvidos na erosão da autonomia do território.
Trump também sugeriu planos para limitar ainda mais as atividades das empresas chinesas nos Estados Unidos.
A China mantém que a nova legislação de segurança para Hong Kong é um assunto interno, e espera-se que reaja com firmeza ao movimento de Washington.
O presidente também anunciou que os Estados Unidos encerrarão seu vínculo com a Organização Mundial da Saúde – OMS, que ele diz ser muito “China-cêntrico”.
Ele disse que os fundos para a OMS serão redirecionados para outras organizações.
- Biden pede unidade e promete transição pacífica nos EUA - 8 de novembro de 2024 3:14 pm
- Federal Reserve dos EUA corta juros novamente - 8 de novembro de 2024 2:39 pm
- Vulcão na Indonésia entra em erupção; sem vítimas ou alerta de tsunami - 8 de novembro de 2024 2:34 pm