PM Abe suspenderá estado de emergência em todo o Japão
Os esforços para conter o coronavírus chinês no Japão parecem estar dando resultados. O primeiro-ministro anunciou que está suspendendo a declaração de emergência do governo para as cinco prefeituras onde ela ainda está em vigor.
Abe disse nesta segunda-feira (25): “Hoje o governo vai suspender o estado de emergência em todo o país. Nós estabelecemos alguns dos critérios mais rigorosos do mundo para suspender a declaração, e concluímos que as províncias de todo o país cumpriram esse padrão”.
As cinco últimas são Tóquio e três circunvizinhas, assim como a província de Hokkaido.
O estado de emergência já abrangeu todo o país. Mas foi reduzido nas últimas semanas, pois o número de novas infecções diminuiu.
O primeiro-ministro diz que as atividades comerciais serão retomadas em fases. Os jogos profissionais de beisebol serão retomados no próximo mês, mas sem espectadores nas arquibancadas.
Abe diz que pretende criar o que ele chama de “novo normal” no país.
“Nossos negócios e rotinas diárias serão completamente interrompidos se continuarmos com rígidas restrições à atividade social e econômica”, disse Abe. “De agora em diante, é importante pensar em como podemos conduzir os negócios e viver nossas vidas enquanto ainda controlamos o risco de infecção. A força-tarefa do governo contra o coronavírus vai se reunir em breve para finalizar a decisão”.
A governadora de Tóquio, Koike Yuriko, agradeceu às pessoas da região metropolitana de Tóquio, mas exortou-as a permanecerem cautelosas.
Ela disse: “Pode haver uma segunda ou terceira onda de infecções, então eu preciso pedir aos cidadãos de Tóquio que continuem cooperando”.
As pessoas tiveram reações contraditórias ao movimento esperado, que chegou mais cedo do que o planejado.
Um homem disse: “Ainda estou preocupada com uma nova propagação da infecção. Não podemos baixar a guarda ainda”.
Outro homem disse: “Se o estado de emergência continuar, vai demorar muito tempo para se recuperar. Eu acho que o governo tomou uma decisão difícil”.
No total, mais de 16.000 pessoas apresentaram resultados positivos no Japão. Mais de 800 perderam suas vidas.
- JEBRA Japão 2025 anuncia apresentação do renomado artista mato-grossense Henrique Maluf - 23 de fevereiro de 2025 11:53 am
- JEBRA 2025 apresenta a maior festa gastronômica brasileira em Shizuoka! - 23 de fevereiro de 2025 11:39 am
- Danilo Ozahata fala sobre a inauguração da academia Fit One em Shiga - 23 de fevereiro de 2025 10:56 am