Painel de especialistas japoneses apoia restrições mais longas
O ministro japonês da Revitalização Econômica, Nishimura Yasutoshi, diz que os especialistas querem que as restrições sociais se mantenham, para evitar um novo surto de infecções por coronavírus chinês. Nishimura é o ministro responsável pela resposta do governo contra a pandemia.
Nishimura falou com os repórteres na sexta-feira (1º), após reunião de um painel de especialistas para avaliar o estado do surto.
O governo deve prorrogar o estado de emergência em todo o país por cerca de um mês após a data de expiração de 6 de maio. Uma decisão formal é provável que seja tomada na segunda-feira (4).
Nishimura disse que o painel julgou que o índice de novas infecções está em declínio. Eles baseiam isso na queda dos resultados positivos dos testes em todo o país e no ritmo de desaceleração da duplicação do número de portadores de coronavírus.
Apesar de sua avaliação, Nishimura disse que os especialistas alertaram que os pedidos de permanência em casa e outras restrições não devem ser aliviados antes que o contato humano seja suficientemente reduzido. Caso contrário, os esforços do público até agora poderiam ter sido em vão.
Nishimura disse que os especialistas propuseram manter restrições rígidas para algumas regiões, ao mesmo tempo em que as aliviariam em outras.
Ele disse que deveria haver uma linha divisória baseada na propagação de novas infecções e na disponibilidade de recursos médicos. Ele sugeriu que Tóquio e outras 12 prefeituras agora sob “precauções específicas” provavelmente permanecerão sob uma política de contenção rigorosa.
- Japão enfrenta nevascas recordes e frio extremo - 7 de fevereiro de 2025 2:53 pm
- Rússia impulsiona projetos nos Territórios do Norte enquanto Japão exige devolução - 7 de fevereiro de 2025 8:07 am
- Trump propõe que EUA assumam controle da Faixa de Gaza - 7 de fevereiro de 2025 8:02 am