Japoneses lidam com prorrogação do estado de emergência
No Japão, as pessoas estão sendo aconselhadas a ficar em casa neste fim de semana após o governo ter prorrogado um estado de emergência nacional até o final do mês.
Em Tóquio, foram confirmadas mais 36 pessoas infectadas com o coronavírus chinês neste sábado (9). Foi o sétimo dia consecutivo em que o número de novos casos na capital ficou abaixo de 100.
Tóquio e Osaka estão entre as 13 prefeituras ainda designadas como regiões de “alerta especial”. Os residentes são exortados a se absterem de saídas não essenciais.
Mas algumas prefeituras têm flexibilizado ou suspendido os pedidos de empresas para suspenderem as operações. Isso está levando alguns estabelecimentos a reabrirem.
Na cidade de Morioka, barracas ao ar livre alinhavam-se no centro da cidade. Mas o mercado era muito menor do que o normal, com apenas um décimo do número normal de vendedores.
Na província ocidental de Tokushima, as pessoas se dirigiam para a biblioteca da prefeitura. Foi apenas uma das muitas instalações que reabriram. Muitas crianças aproveitaram ao máximo.
O ministro da Revitalização Econômica, Nishimura Yasutoshi, que também é responsável pelas medidas anti-coronavírus, diz que mais pessoas estão saindo após o final do período de férias da primavera.
Nishimura disse: “Se as pessoas se acomodarem, o número de casos de coronavírus chinês começará a aumentar por volta do final do mês. Portanto, por favor, todos – especialmente nas 13 prefeituras ainda com status de alerta especial – continuem permanecendo em casa para ajudar a conter o surto”.
O Japão tem, agora, mais de 15.000 casos de infecção confirmados. O número de mortes é superior a 630, incluindo 13 do navio de cruzeiro que foi colocado em quarentena em Yokohama.
- FAB intercepta avião do Peru com drogas no espaço aéreo brasileiro - 4 de fevereiro de 2025 9:52 am
- Japão emite alerta para a onda de frio mais intensa do inverno - 4 de fevereiro de 2025 8:37 am
- EUA e México firmam acordo para adiar tarifas por um mês - 4 de fevereiro de 2025 8:31 am