-0 C
Kóka
domingo, 23 fevereiro, 2025 6:00: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Japão suspende estado de emergência em todo o país

O governo japonês levantou o estado de emergência nas últimas cinco das 47 prefeituras do país. O primeiro-ministro, Shinzo Abe, disse que isso mostrou a força do que chamou de "o modelo japonês", uma referência à adesão do público às políticas de permanência em casa sem a ameaça de penalidades.

Japão suspende estado de emergência em todo o país

O governo japonês levantou o estado de emergência nas últimas cinco das 47 prefeituras do país. O primeiro-ministro, Shinzo Abe, disse que isso mostrou a força do que chamou de “o modelo japonês”, uma referência à adesão do público às políticas de permanência em casa sem a ameaça de penalidades.

Abe disse, nesta segunda-feira (25): “Hoje o governo suspenderá o estado de emergência em todo o país. Nós estabelecemos alguns dos critérios mais rigorosos do mundo para levantar a declaração, e concluímos que as prefeituras de todo o país cumpriram esse padrão”.

As cinco últimas são Tóquio e três prefeituras vizinhas, assim como a ilha mais setentrional de Hokkaido.

O estado de emergência já cobriu todo o país. Mas foi flexibilizado nas últimas semanas, à medida que o número de novas infecções diminuiu.

Abe disse que a atividade econômica será retomada por fases, e que pretende criar o que ele chama de “novo normal” no país.

“Nossa economia e rotina diária serão completamente interrompidos se continuarmos com restrições rígidas à atividade social e econômica”, disse Abe. “De agora em diante, é importante pensar em como podemos conduzir os negócios e viver nossas vidas enquanto ainda controlamos o risco de infecção”. A força-tarefa do governo contra o coronavírus vai se reunir em breve para finalizar a decisão”.

A governadora de Tóquio, Koike Yuriko, agradeceu ao povo da região metropolitana de Tóquio, mas pediu que se mantivessem cautelosos.

Ela disse: “Pode haver uma segunda ou terceira onda de infecções, então eu preciso pedir aos cidadãos de Tóquio que continuem cooperando”.

As pessoas tiveram reações mistas a suspensão, que ocorre mais cedo do que o planejado.

Um homem disse: “Ainda estou preocupado com uma nova propagação da infecção. Não podemos baixar a guarda ainda”.

Outro homem disse: “Se o estado de emergência continuar, vai demorar muito tempo para se recuperar. Eu acho que o governo tomou uma decisão difícil”.

No total, mais de 16.000 pessoas testaram positivo no Japão. Mais de 800 perderam suas vidas.

SourceNHK World

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img