Japão se prepara para estender o estado de emergência
O governo japonês está finalizando os detalhes de sua prorrogação para o estado de emergência em todo o país, antes de uma decisão formal nesta segunda-feira (4).
Na sexta-feira (1º), o primeiro-ministro, Shinzo Abe, disse que seu governo planeja manter a medida por cerca de um mês para conter a propagação do coronavírus chinës. O prazo de validade foi marcado para quarta-feira (6).
No início do dia, um painel de especialistas do governo disse que o número de novos casos está em tendência de queda. No entanto, também observou que a meta de reduzir o contato de pessoa para pessoa em 80% está obtendo resultados variados entre diferentes faixas etárias e regiões.
A duração exata da prorrogação será baseada em mudanças no número de casos e na situação dos sistemas de saúde em cada região.
Outra questão é a de expandir a designação de “alerta especial”, que atualmente se aplica a Tóquio e outras 12 prefeituras.
Espera-se também que o governo discuta até que ponto as restrições devem ser aliviadas para residentes, empresas e escolas em regiões com relativamente poucas novas infecções.
- Rússia impulsiona projetos nos Territórios do Norte enquanto Japão exige devolução - 7 de fevereiro de 2025 8:07 am
- Trump propõe que EUA assumam controle da Faixa de Gaza - 7 de fevereiro de 2025 8:02 am
- Primeiro encontro entre o PM japonês e Trump será esta semana - 7 de fevereiro de 2025 5:25 am