EUA alertam para sanções sobre lei de segurança de Hong Kong
Um alto funcionário da Casa Branca alertou que os Estados Unidos poderiam impor sanções à China se Pequim impusesse a legislação de segurança nacional em Hong Kong.
O Conselheiro de Segurança Nacional, Robert O’Brien, fez a observação aos repórteres neste domingo (24).
A legislação, que as autoridades chinesas propuseram no Congresso Nacional do Povo na semana passada, permitiria ao continente desempenhar um papel fundamental na criação de uma lei de segurança nacional para Hong Kong. A proposta de lei também permitiria que a China reprimisse atos que promovessem a secessão.
O’Brien disse que se Pequim estabelecer a legislação, será difícil certificar que Hong Kong mantém um alto grau de autonomia. Ele acrescentou que, se isso acontecer, haverá sanções e outras medidas.
A Agência de Notícias Xinhua da China fez um comentário sobre o assunto.
Disse que Hong Kong é uma região administrativa especial da China, e as nações estrangeiras não podem interferir em seus assuntos internos. Acrescentou que alguns países e políticos ocidentais estão repetindo velhas reclamações caluniosas contra a China.
Manifestantes pró-democracia em Hong Kong saíram às ruas neste domingo (24), para protestar contra o plano de Pequim de impor a legislação sobre o território. A polícia diz que prenderam pelo menos 180 pessoas.
- Bloco de oposição da Alemanha vence eleições e lidera negociações - 24 de fevereiro de 2025 4:14 am
- Milícia de Myanmar liberta 3.000 estrangeiros forçados a trabalhar em esquema criminoso - 24 de fevereiro de 2025 4:10 am
- Mais neve é esperada na costa do Mar do Japão até segunda-feira (24) - 24 de fevereiro de 2025 4:04 am