Vítimas do acidente de trem em 2005 são lembradas
O sábado marcou o 15º aniversário do acidente de trem que matou 107 pessoas na cidade japonesa de Amagasaki, província de Hyogo.
Este ano o serviço memorial anual foi cancelado devido ao surto do coronavírus chinês, mas as famílias enlutadas ainda lamentaram as vítimas no local do acidente e em suas casas.
Um trem em excesso de velocidade na Linha JR Fukuchiyama descarrilou numa curva e entrou em um condomínio ao lado da linha férrea em 25 de abril de 2005. Além dos 107 mortos, 562 ficaram feridos.
O operador, West Japan Railway, havia fechado uma instalação memorial construída no local do acidente devido à pandemia.
Mas, neste sábado (25), algumas famílias enlutadas tiveram permissão para entrar na instalação. Eles ofereceram orações silenciosas aos seus entes queridos às 9:18 da manhã – a hora exata em que o acidente ocorreu.
Fujisaki Mitsuko, de 80 anos, perdeu sua filha, que tinha 40 anos na época do acidente.
Fujisaki disse que tinha ficado em casa por causa do vírus chinês, mas ela queria visitar o memorial no aniversário. Ela usava um medalhão com a foto de sua filha.
O presidente da companhia ferroviária, Hasegawa Kazuaki, ofereceu flores para as vítimas no local. Ele disse que pediu desculpas pelo acidente e se comprometeu a garantir operações mais seguras. A operadora ferroviária diz que mais da metade de seus funcionários ingressou na empresa após o acidente. Seu desafio agora é como passar adiante o que aprendeu com o acidente.
- Japão enfrenta nevascas recordes e frio extremo - 7 de fevereiro de 2025 2:53 pm
- Rússia impulsiona projetos nos Territórios do Norte enquanto Japão exige devolução - 7 de fevereiro de 2025 8:07 am
- Trump propõe que EUA assumam controle da Faixa de Gaza - 7 de fevereiro de 2025 8:02 am