Trump divulga diretrizes para a reabertura econômica
O presidente dos EUA, Donald Trump, revelou diretrizes para a retomada das atividades econômicas que foram restringidas para conter a epidemia do coronavírus chinês no país.
As diretrizes anunciadas em uma coletiva de imprensa na quinta-feira (16), traçam três fases para reabrir escolas, restaurantes e outros negócios em estados que preencham certos critérios.
A primeira fase diz que as escolas devem permanecer fechadas. Os empregadores são incentivados a continuar realizando trabalho remoto, mas podem voltar ao trabalho se possível.
As escolas podem reabrir na fase dois. As viagens não essenciais também podem ser retomadas.
Na fase três, as empresas poderiam retomar a ocupação irrestrita dos locais de trabalho, e grandes instalações, como restaurantes e cinemas, poderiam operar sob protocolos limitados de distanciamento físico.
A diretriz também diz que os governadores devem trabalhar sobre quando começar a reabrir as economias de seus estados, e quando passar para a fase seguinte.
Medidas de bloqueio têm sido implementadas em todos os Estados Unidos, interrompendo as atividades comerciais em áreas amplas.
A economia americana tem piorado e o desemprego está aumentando devido à pandemia.
Trump disse aos repórteres que os Estados Unidos querem ser abertos, e um fechamento nacional não é uma solução sustentável a longo prazo.
Ele disse que, para preservar a saúde dos cidadãos americanos, o país também deve preservar o funcionamento de sua economia.
Governadores de Nova Iorque e outros estados, e especialistas em saúde pública, no entanto, são cautelosos quanto a uma reabertura precipitada. Eles dizem que isso pode levar a um aumento ainda maior das infecções.
- Biden pede unidade e promete transição pacífica nos EUA - 8 de novembro de 2024 3:14 pm
- Federal Reserve dos EUA corta juros novamente - 8 de novembro de 2024 2:39 pm
- Vulcão na Indonésia entra em erupção; sem vítimas ou alerta de tsunami - 8 de novembro de 2024 2:34 pm