Salada de cevada com frango e molho balsâmico
A cevada é um cereal enriquecido com o mesmo tipo de fibra solúvel contido na aveia e que tem demonstrado ajudar a baixar o colesterol. A carne de frango é uma grande fonte de proteína magra. Se você gosta de uma dieta equilibrada que satisfaça, aqui está a receita certa.
Ingredientes:
Salada:
2 xícaras (500 ml) de caldo de legumes ou frango preferencialmente feito em casa
¾ de xícara (130 g) de grãos de cevada lavados e escorridos
4 espigas de milho verde fresco, limpos (veja a dica)
1 peito de frango, sem pele e sem osso, grelhado ou assado
6 a 8 tomates cerejas cortados ao meio
2 a 3 cebolinhas, somente a parte verde, cortada em fatias
3 a 4 colheres (sopa) de salsinha picada
2 a 3 colheres (sopa) de queijo feta picado
Sal e pimenta-do-reino moída a gosto
½ xícara de uva passa (opcional) usei cranberry seco
Molho:
3 colheres (sopa) de vinagre (usei vinagre de malte)
1 colher (sopa) de vinagre balsâmico
2 colheres (chá) de mostarda tipo Dijon
1 chalota ou cebola roxa pequena bem picadinha
1 dente pequeno de alho amassado
½ xícara de óleo
Modo de Preparo:
Salada: Coloque o caldo em uma panela média e leve ao fogo moderado. Deixe dar uma rápida fervura e adicione o os grãos de cevada. Quando voltar a ferver, tampe, abaixe o fogo e deixe cozinhar lentamente, mexendo de vez em quando, por 40 a 45 minutos até o líquido ser absorvido e a cevada ficar macia. Remova a panela do fogo e deixe descansar por 10 minutos. Destampe cuidadosamente e mexa com um garfo para os grãos se soltarem. Deixe esfriar completamente. Você poderá colocar a cevada cozida na geladeira, enquanto prepara os outros ingredientes.
Em uma panela grande, com bastante água fervente, cozinhe as espigas de milho por 15 minutos ou até os grãos ficarem macios. Escorra-os, deixe esfriarem um pouco e corte os grãos das espigas. Deixe-os esfriarem bem. Enquanto isso, corte o peito de frango em tiras ou em cubos e deixe-os de lado.
Molho: Em uma tigelinha, coloque os vinagres, a mostarda, a chalota e o dente de alho. Misture até que a mostarda se dissolva. Acrescente o óleo devagar, em um fio firme, batendo com um batedor de mão ou um garfo até que o molho fique homogêneo e engrosse levemente.
Montagem: em uma tigela grande ou saladeira, coloque a cevada, o milho, o frango, os tomates, a cebolinha, a salsinha e o queijo. Junte a uva passa (ou cranberry), caso esteja usando. Adicione o molho e misture-os delicadamente. Tempere com o sal e a pimenta e sirva.
Rendimento: 6 a 8 porções
Sugestão: Se não quiser usar milho verde fresco, substitua-o por 250 a 300 g de grãos de milho verde descongelados. Junte-os à salada sem cozinhá-los ou leve-os ao microondas por 1 a 2 minutos.
Dica: A cevada depois de cozida rende bastante, e você poderá não precisar usá-la toda na salada. A sobra pode ser guardada na geladeira por 2 dias e congelada por até 30 dias.
Observação: O tempo de cozimento irá depender da maturidade e qualidade do milho.
Observação: O tempo de cozimento irá depender da maturidade e qualidade do milho.
- Caruru - 9 de abril de 2021 8:00 am
- Frigideira de repolho com coco e bacalhau - 2 de abril de 2021 8:00 am
- Salmão com uvas e vinho - 26 de março de 2021 8:00 am