O governo poderá implementar um aplicativo de rastreamento de contatos de vírus
O governo japonês está considerando a implantação de um aplicativo para smartphone que permita às autoridades identificar rapidamente pessoas que possam ter sido expostas aos infectados com o novo coronavírus chinês.
O aplicativo será semelhante ao desenvolvido e introduzido em Singapura. Se os usuários de smartphones carregados com o aplicativo se aproximarem, os aparelhos receberão o número de telefone um do outro e o gravarão de forma criptografada.
Se os usuários do aplicativo forem infectados com o vírus chinês, as autoridades poderão analisar os dados codificados e identificar pessoas que possam ter entrado em contato próximo com os portadores do vírus.
Uma organização privada japonesa está trabalhando para desenvolver sua própria versão do aplicativo.
O governo planeja colocar a tecnologia em teste de verificação. Mas ele será cuidadoso ao determinar como o sistema de identificação deve ser executado, devido a questões como a proteção de informações pessoais.
O ministro de Política de Tecnologia da Informação, Takemoto Naokazu, diz que o governo quer lançar o projeto o mais rápido possível.
Mas o ministro diz que, se o aplicativo não for amplamente utilizado, não será tão eficaz quanto se esperava. Ele acrescenta que o governo vai dar a devida consideração ao que as pessoas sentem sobre o sistema de rastreamento.
- Nevasca intensa atinge costa do Mar do Japão - 6 de fevereiro de 2025 4:35 am
- Chefe da AIEA visita Ucrânia para discutir segurança nuclear’ - 6 de fevereiro de 2025 4:28 am
- Alphabet registra receita trimestral de US$ 96,5 bilhões - 6 de fevereiro de 2025 3:42 am