O Banco Central do Japão aumenta o estímulo para a economia
O Banco do Japão divulgou um pacote de medidas adicionais para estimular a economia e ajudar as empresas, duramente atingida,s pelo coronavírus chinês.
Os formuladores de políticas economicas realizaram uma sessão de um dia na segunda-feira, ao invés da reunião regular de dois dias, para lidar com a situação.
O BOJ disse que suas compras de títulos do governo agora são ilimitadas. O movimento expansivo está alinhado com as medidas econômicas emergenciais do governo que incluem a emissão de mais títulos do Tesouro.
Outra parte do programa de compra de ativos do BOJ visa ajudar nas necessidades de financiamento das empresas que lutam em meio à pandemia. O Banco Central vai aumentar a compra de títulos corporativos e papéis comerciais em até 20 trilhões de ienes, ou cerca de 185 bilhões de dólares, até o final de setembro.
As medidas chegam como uma convocação do governo para que as pessoas limitem suas saídas e as decisões das empresas de interromper a produção das fábricas afetam tanto as pequenas empresas quanto as grandes corporações.
Além disso, o BOJ reviu drasticamente suas perspectivas de crescimento do PIB do Japão para este ano fiscal. Sua projeção aponta para uma contração de 3 a 5%. As perspectivas anteriores de janeiro esperavam uma expansão de 0,9%.
O Federal Reserve dos EUA e o Banco Central Europeu também estão programados para realizar reuniões de política economica nesta semana.
Um dos focos será a forma que suas medidas adicionais de flexibilização tomarão. O coronavírus está causando graves danos econômicos nos EUA e Europa, onde as infecções estão mais disseminadas do que no Japão.
- Altos oficiais dos EUA e Coreia do Sul visitam Panmunjom - 22 de fevereiro de 2025 7:41 am
- Preço médio de novos apartamentos em Tóquio atinge recorde de ¥79,5 milhões - 22 de fevereiro de 2025 7:34 am
- Mais de 80% dos japoneses apoiam pena de morte, revela pesquisa - 22 de fevereiro de 2025 7:30 am