Governo quer empresas reduzindo trabalhadores em escritório
O governo japonês pretende continuar pedindo às empresas que deixem mais funcionários trabalharem em casa, para cortar substancialmente o contato social devido ao coronavírus chinês em áreas sob estado de emergência.
O governo quer reduzir os contatos de pessoa a pessoa em pelo menos 70%, ou de preferência em 80%, em Tóquio e em outras seis prefeituras. A redução ajudará a conter a propagação do vírus o mais rápido possível.
As sete prefeituras estão sob o estado de emergência de aproximadamente um mês declarado na terça-feira passada pelo primeiro-ministro Shinzo Abe.
O governo diz que os movimentos populares diminuíram em cerca de 60 a 70 por cento nas grandes cidades. Atribui a diminuição ao seu pedido para que as pessoas evitem saídas desnecessárias.
O número de trabalhadores se deslocando não caiu como previsto. Ele planeja continuar pedindo às empresas que reduzam o número de funcionários no escritório em 70% ou mais, através de medidas como o trabalho remoto.
Abe disse no sábado (11), que a meta de redução de 70% a 80% deve ser atingida para permitir que o estado de emergência seja suspenso em um mês. Ele acrescentou que a cooperação adicional das pessoas é crucial para atingir a meta.
Enquanto isso, o governo começou a divulgar dados mostrando até que ponto o tráfego humano subiu ou caiu nos distritos centrais das sete prefeituras.
As pessoas podem visitar o site da Secretaria do Gabinete e ver as métricas calculadas com base em dados como informações de localização de telefones celulares.
Os números não demonstram a quantidade de contatos de pessoa para pessoa. Mas o governo espera que os dados incentivem as pessoas e as empresas a ajudar a atingir a meta de redução.
Enquanto isso, o governo está fazendo acordos com setores industriais para reservar máscaras de proteção contra impurezas para instituições médicas, onde as máscaras cirúrgicas de alto desempenho estão em falta. Os dois tipos de máscaras são semelhantes na prevenção de infecções virais.
- Nevasca intensa atinge costa do Mar do Japão - 6 de fevereiro de 2025 4:35 am
- Chefe da AIEA visita Ucrânia para discutir segurança nuclear’ - 6 de fevereiro de 2025 4:28 am
- Alphabet registra receita trimestral de US$ 96,5 bilhões - 6 de fevereiro de 2025 3:42 am