Dois institutos de Wuhan em destaque sobre a origem do vírus chinês
Dois institutos de virologia em Wuhan, China, surgiram como foco sobre a origem do novo coronavírus que causou uma pandemia global.
Eles são o Instituto Wuhan de Virologia da Academia Chinesa de Ciências e o Centro Wuhan de Controle e Prevenção de Doenças. Wuhan é a capital provincial de Hubei e foi o epicentro inicial da epidemia do coronavírus chinês.
O Instituto Wuhan de Virologia foi criado pelo governo chinês.
Seu site informa que possui o primeiro laboratório de biossegurança nível 4 da China a entrar oficialmente em funcionamento, e um centro de preservação de vírus e outros patógenos de nível nacional. Diz ainda que o instituto possui o único museu de espécimes de vírus da China.
Um laboratório de nível 4 permite aos cientistas lidar com patógenos altamente perigosos, como o vírus Ebola. O do instituto começou a funcionar em 2018.
No final de janeiro, o instituto divulgou a descoberta de que o novo coronavírus é 96% idêntico, em nível de genoma inteiro, a um coronavírus de morcego.
Ele está localizado a cerca de 12 quilômetros de um mercado de frutos do mar onde muitas pessoas foram diagnosticadas com o vírus na fase inicial do surto.
O site do Centro Wuhan de Controle e Prevenção de Doenças diz que é dedicado a identificar o patógeno de uma epidemia e a fazer pesquisas sobre tecnologias de teste.
Uma mídia estatal disse, em fevereiro, que o centro está trabalhando 24 horas por dia em seu laboratório de biossegurança nível 2 para testar amostras do coronavírus.
As imagens do pesquisador Tian Junhua tentando capturar morcegos selvagens foram postadas online. Tian disse a uma mídia local em 2017 que ele era frequentemente manchado com sangue de morcegos.
O centro está localizado a apenas 300 metros do mercado de frutos do mar.
Em fevereiro, o professor Xiao Botao da Universidade de Tecnologia do Sul da China divulgou um artigo sobre a possível origem do coronavírus.
Xiao apontou a possibilidade do vírus ter vazado tanto do Instituto Wuhan, quanto do centro Wuhan. Desde então, o artigo foi apagado.
Os meios de comunicação dos EUA relataram recentemente que o coronavírus pode ter vazado e se espalhado dos laboratórios de pesquisa Wuhan, mas a China negou fortemente a alegação.
O professor Yuan Zhiming, do instituto de virologia, disse em entrevista a uma mídia estatal chinesa que é absolutamente impossível que o vírus tenha vazado de seu laboratório.
Yuan disse que o instituto tem regras rígidas para orientar a pesquisa científica e o desenvolvimento.
- Primeiro-ministro japonês parabeniza Trump e planeja reunião - 7 de novembro de 2024 2:55 pm
- Nascimentos no Japão podem cair abaixo de 700 mil em 2024 - 7 de novembro de 2024 2:50 pm
- 60% das cidades japonesas não possuem maternidades - 7 de novembro de 2024 2:41 pm