China envia equipe de especialistas médicos para atender a Kim Jong Un
Recentemente houve novas especulações sobre a saúde do ditador da Coreia do Note, Kim Jong Un, impulsionadas por uma reportagem da CNN de que ele tinha sido submetido a uma cirurgia.
A China enviou uma equipe, incluindo especialistas médicos, para a Coreia do Norte, para assessorar Kim Jong Un, informou a Reuters, citando fontes sem nome. Uma delegação, supostamente liderada por um membro sênior do Departamento de Ligação Internacional do Partido Comunista Chinês, deixou Pequim para a Coreia do Norte na quinta-feira (23).
Após deixar a cobertura da mídia estatal a partir de 11 de abril, a suposta visita da delegação chinesa ocorre em meio a reportagens conflitantes sobre o estado de saúde de Kim.
Antes, o presidente americano Donald Trump caracterizou as alegações sobre a saúde de Kim como “incorretas”, afirmando que ele “ouviu que usaram documentos antigos” e expressando esperança de que “ele está bem”.
O porta-voz presidencial sul-coreano, Kang Min Seok, afirmou na terça-feira que “não temos nada a confirmar, e não foi detectada nenhuma atividade incomum na Coreia do Norte”.
Pyongyang é conhecido por ter uma relação diplomática cordial com Pequim, já que a China apóia a economia do país e dá acesso às necessidades básicas em meio às sanções da ONU impostas à nação isolada.
A especulação sobre a saúde de Kim começou no início de abril, depois que o ditador norte-coreano não compareceu na comemoração do aniversário de seu avô, um dos feriados mais importantes do país. Pyongyang não fez nenhum comentário oficial sobre a condição do líder, embora ele permaneça ausente dos holofotes políticos.
- Biden pede unidade e promete transição pacífica nos EUA - 8 de novembro de 2024 3:14 pm
- Federal Reserve dos EUA corta juros novamente - 8 de novembro de 2024 2:39 pm
- Vulcão na Indonésia entra em erupção; sem vítimas ou alerta de tsunami - 8 de novembro de 2024 2:34 pm