China é contra a suspensão do financiamento dos EUA à OMS
Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês destacou que o país se opõe ao congelamento do financiamento dos EUA à Organização Mundial de Saúde.
Zhao Lijian falou numa coletiva de imprensa nesta quarta-feira (8).
O Presidente dos EUA, Donald Trump, insinuou num post no Twitter, na terça-feira (7), que o país iria rever o seu financiamento para a OMS, em referência à forma como a organização lidou com o surto de coronavírus chinês.
Trump escreveu: “A OMS estragou tudo mesmo. Por alguma razão, financiada em grande parte pelos Estados Unidos, mas muito centrada na China. Vamos dar uma boa olhadela a isso”.
Zhao afirmou que a OMS, sob a direção de Tedros Adhanom Ghebreyesus, membro do partido comunista da Etiópia, tem vindo a desempenhar um papel importante na cooperação internacional para conter a propagação do vírus chinês, e que a China apoia a OMS a continuar a desempenhar o seu papel de liderança.
Afirmou que uma suspensão do financiamento dos EUA teria um impacto negativo na cooperação internacional. Disse ainda que a China espera que os países se ajudem mutuamente a tomar medidas para conter as infecções.
Zhao negou, categoricamente, a alegação de que a China escondeu a sua situação nas fases iniciais do surto e afirmou que o país comunicou prontamente à OMS a propagação do vírus chinês.
- Coréia do Norte dispara míssil balístico informa a guarda costeira japonesa - 6 de janeiro de 2025 12:46 pm
- Barco pesqueiro naufraga na costa do Japão; 2 mortos e 3 desaparecidos entre 20 tripulantes a bordo. - 6 de janeiro de 2025 9:45 am
- Empresas japonesas inovam interiores de veículos autônomos - 6 de janeiro de 2025 9:35 am