Japão deve promulgar lei para o estado de emergência
Legisladores japoneses devem promulgar, na próxima semana, um projeto de lei que permita ao primeiro-ministro declarar o estado de emergência em resposta ao surto do coronavírus coronário.
A legislação permitiria aos governos locais controlar o horário de funcionamento de algumas empresas, fechar escolas e instruir as pessoas a permanecerem dentro de casa. As autoridades também poderiam usar edifícios e terrenos sem o consentimento de seus proprietários para fins médicos.
Os altos funcionários dos principais partidos governantes e da oposição concordaram em trabalhar para promulgar o projeto de lei na próxima sexta-feira.
O número de casos de coronavírus no Japão agora é de 1.000. Mais de 700 são do navio de cruzeiro Diamond Princess.
Oficiais de saúde estão investigando os chamados grupos de infecção. Um inclui um grupo de pessoas que assistiram a três concertos em dois locais em Osaka no mês passado. Pelo menos 15 pessoas que assistiram a um dos shows foram confirmadas infectadas.
O governo também está considerando aumentar o controle dos visitantes estrangeiros, planejando expandir sua proibição de entrada no Japão para viajantes vindos de partes do Irã e de mais áreas da Coreia do Sul.
Também planeja suspender alguns vistos já emitidos para chineses e sul-coreanos, e pedir aos turistas desses países que evitem viajar para o Japão.
- Danilo Ozahata fala sobre a inauguração da academia Fit One em Shiga - 23 de fevereiro de 2025 10:56 am
- Hackers norte-coreanos roubam US$ 1,5 bilhão da Bybit em maior furto de cripto - 23 de fevereiro de 2025 7:28 am
- Trump quer US$500 bilhões da Ucrânia, sem nenhuma contrapartida de segurança - 23 de fevereiro de 2025 7:13 am