Japão celebra o doloroso aniversário de 11/3
A população no Japão está tirando um momento hoje para se lembrar das vidas perdidas há nove anos, após um terremoto de magnitude M9 ter atingido o país, provocando um tsunami e um acidente nuclear. 15.899 pessoas morreram e mais de 2.529 continuam desaparecidas.
No início da manhã desta quarta-feira (11), as pessoas da região atingida pelo desastre de Tohoku se reuniram para orar pelas almas das vítimas.
Um homem, na casa dos 70 anos, da cidade de Ishinomaki, na província de Miyagi, que perdeu 13 de seus colegas no desastre, disse: “hoje é um dia muito especial para mim”.
Um homem, da vizinha Minami-Sanriku, disse que nunca esquecerá o dia e enfatizou a importância de manter a memória viva.
O número 3/11 é sinônimo da usina nuclear Fukushima Daiichi, que sofreu um triplo derretimento no que é considerado o pior acidente nuclear do mundo desde Chernobyl.
Dezenas de milhares de pessoas foram forçadas a sair de suas casas. Quase uma década depois, vários municípios continuam isolados. E as autoridades dizem que ainda há quase 48.000 evacuados.
Os esforços de recuperação estão longe de ter terminado. O operador da usina destruída não sabe o que fazer com cerca de 1 milhão de toneladas de água contaminada armazenada na planta. A água é usada para resfriar os reatores danificados.
Cerca de 170 toneladas de água contaminada são produzidas todos os dias e o governo ainda não decidiu como se desfazer dela.
O aniversário deste ano assumiu um aspecto diferente por causa do coronavírus. A cerimônia memorial anual foi cancelada devido ao surto.
O primeiro-ministro do Japão e os membros do seu gabinete irão, em vez disso, observar um momento de silêncio em Tóquio às 14h46, a hora exata em que o terremoto ocorreu.
- FAB intercepta avião do Peru com drogas no espaço aéreo brasileiro - 4 de fevereiro de 2025 9:52 am
- Japão emite alerta para a onda de frio mais intensa do inverno - 4 de fevereiro de 2025 8:37 am
- EUA e México firmam acordo para adiar tarifas por um mês - 4 de fevereiro de 2025 8:31 am