Abe consultará especialistas antes de suspender as restrições
O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, disse que ouvirá a opinião de um painel de especialistas antes de decidir se deve acabar com o fechamento temporário das escolas em todo o país e suspender um pedido para evitar a realização de eventos em grande escala.
Ambas as medidas foram tomadas devido ao surto do novo coronavírus chinês.
Abe fez a observação em um comitê da Câmara Alta nesta segunda-feira (16). Ele disse que o painel está programado para anunciar a sua avaliação por volta de quinta-feira (19).
Na reunião, Renho, do maior Partido Democrata Constitucional da oposição, apelou ao governo para apoiar as pessoas que foram duramente atingidas pelas medidas em curso.
Renho disse que famílias monoparentais e pobres estão lutando. Ela propôs considerar um aumento no apoio financeiro às famílias com crianças, uma redução nas taxas de serviços públicos e um adiamento do pagamento de impostos.
Abe respondeu dizendo que o governo apresentaria medidas adicionais até o final desta semana.
Ele disse que há uma preocupação crescente sobre uma recessão econômica, e teme que algumas pessoas possam nem mesmo ser capazes de pagar suas taxas de serviços públicos.
Ele também disse que o governo consideraria o que pode fazer pelas pessoas que se sentem preocupadas com a queda de seus rendimentos.
Abe reiterou o plano do governo de continuar os preparativos para as Olimpíadas e Paraolimpíadas de Tóquio, conforme previsto.
Ele disse que quer garantir a segurança dos atletas e espectadores, enquanto demonstra os esforços que têm sido feitos pelo Japão e pelo resto do mundo para superar o surto.
- Danilo Ozahata fala sobre a inauguração da academia Fit One em Shiga - 23 de fevereiro de 2025 10:56 am
- Hackers norte-coreanos roubam US$ 1,5 bilhão da Bybit em maior furto de cripto - 23 de fevereiro de 2025 7:28 am
- Trump quer US$500 bilhões da Ucrânia, sem nenhuma contrapartida de segurança - 23 de fevereiro de 2025 7:13 am