Tripulantes desembarcam no navio de cruzeiro Diamond Princess
A tripulação a bordo do cruzeiro Diamond Princess, atracado perto de Tóquio, finalmente começou a desembarcar nesta quinta-feira (27).
Aqueles sem sintomas ficarão em quarentena e serão submetidos a exames médicos durante 14 dias.
Levará cerca de 3 dias para aproximadamente 240 tripulantes desembarcarem. A maioria deles são estrangeiros. Eles deixarão o Japão após o período de duas semanas, se o teste for negativo.
Enquanto isso, na província de Osaka, as autoridades sanitárias disseram que uma mulher, na faixa dos 40 anos, apresentou positivo para o coronavírus pela segunda vez. É o primeiro caso conhecido deste tipo no país.
As autoridades disseram que: “Este é um caso que não aconteceu em nenhum lugar do país onde uma pessoa que deu positivo uma vez e depois deu positivo novamente”.
Os oficiais de saúde disseram que a paciente é uma guia turística da cidade. Ela conduziu um ônibus com visitantes de Wuhan, China, a cidade no centro do surto, no mês passado. Ela foi mais tarde diagnosticada e hospitalizada.
A mulher teve alta após o teste negativo no início de fevereiro. Mas cerca de duas semanas depois, ela começou a sentir dores na garganta e no peito.
Foram necessárias várias consultas com o médico antes de ela ser testada para o coronavírus. E na quarta-feira (26), deu positivo. As autoridades dizem que o caso dela é incomum.
Um especialista em doenças infecciosas diz que as pessoas infectadas desenvolvem anticorpos.
Mas se não houver o suficiente, uma pessoa pode ser propensa a reinfecção.
Em todo o Japão, há quase 900 casos de coronavírus. Mais de 700 deles surgiram dentro do cruzeiro em quarentena, atracado perto de Tóquio.
Sete pessoas morreram, incluindo quatro que estavam a bordo do Diamond Princess.
O surto levou o governo japonês a pedir o cancelamento, o atraso ou a redução de grandes eventos para as próximas duas semanas.
Também está levando todas as escolas primárias e de ensino médio de Hokkaido a fecharem por cerca de uma semana.
Os governos locais da prefeitura do norte tomaram a medida preventiva na quarta-feira.
Hokkaido tem o maior número de pessoas infectadas no Japão, uma lista que inclui crianças, um professor e um motorista de ônibus escolar.
O governador Naomichi Suzuki disse que: “Esta é uma decisão sem precedentes, mas precisamos da ajuda dos moradores”.
O Ministério dos Transportes também está implementando novas medidas para tentar conter a propagação do vírus.
Na prefeitura de Hiroshima, um grande operador ferroviário pediu aos passageiros que alternassem seus horários de início para evitar que grandes multidões se reunissem.
- Trump propõe controle dos EUA sobre Gaza e reassentamento palestino - 5 de fevereiro de 2025 10:30 am
- EUA e China aumentam tensão com novas tarifas comerciais - 5 de fevereiro de 2025 10:03 am
- Trump e Netanyahu discutem cessar-fogo na Casa Branca - 5 de fevereiro de 2025 9:55 am