Sonda Hayabusa2 continua seu retorno para a Terra
A agência espacial japonesa informa que a sua sonda de asteroides continua o seu regresso à Terra, como planeado após a primeira injeção dos seus motores principais.
A Hayabusa2, em dezembro passado, começou seu retorno após completar uma missão no asteroide Ryugu.
A Agência de Exploração Aeroespacial do Japão, ou Japan Aerospace Exploration Agency – JAXA, anunciou na quinta-feira (20), que a Hayabusa2 completou a injeção de 880 horas dos seus motores de ions.
As autoridades dizem que a sonda está a cerca de 239 milhões de quilômetros da Terra, viajando a 24,35 quilômetros por segundo, como planejado.
A segunda injeção do motor está prevista para começar em Maio.
A agência pretende que a sonda desprenda uma cápsula de reentrada que deverá conter amostras de rocha em Novembro ou Dezembro, antes de pousar num deserto australiano.
Os funcionários da agência dizem que estão considerando enviar a Hayabusa2 numa nova missão, e esperam decidir sobre planos concretos.
O gerente da missão, Makoto Yoshikawa, diz que a sonda está funcionando bem e que eles se manterão concentrados até ao fim da missão através de um preciso controlo orbital.
- Bloco de oposição da Alemanha vence eleições e lidera negociações - 24 de fevereiro de 2025 4:14 am
- Milícia de Myanmar liberta 3.000 estrangeiros forçados a trabalhar em esquema criminoso - 24 de fevereiro de 2025 4:10 am
- Mais neve é esperada na costa do Mar do Japão até segunda-feira (24) - 24 de fevereiro de 2025 4:04 am