-0.2 C
Kóka
quarta-feira, 5 fevereiro, 2025 1:09: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Seul envia avião presidencial para evacuar coreanos de navio de cruzeiro no Japão

Um avião do governo sul-coreano partiu nesta terça-feira (18), para evacuar coreanos do navio de cruzeiro Diamond Princess, ancorado no porto de Yokohama, no Japão, em meio a preocupações com o rápido aumento de casos de COVID-19 a bordo.

Seul envia avião presidencial para evacuar coreanos de navio de cruzeiro no Japão

Um avião do governo sul-coreano partiu nesta terça-feira (18), para evacuar coreanos do navio de cruzeiro Diamond Princess, ancorado no porto de Yokohama, no Japão, em meio a preocupações com o rápido aumento de casos de COVID-19 a bordo.

O avião da Força Aérea VCN-235 deixou a Base Aérea de Seul em Seongnam, província de Gyeonggi, ao meio-dia, e aterrissou no aeroporto japonês de Haneda, a 20 minutos do porto de Yokohama onde o navio de cruzeiro Diamond Princess está atracado.

O avião deverá deixar o Japão na quarta-feira (19), e chegar ao Aeroporto de Gimpo por volta das 8 da manhã.

O avião está programado para evacuar cinco pessoas – quatro sul-coreanos e um cônjuge japonês – do navio de cruzeiro. Mas o número final pode mudar dependendo da situação, de acordo com as autoridades governamentais.

Há 14 coreanos a bordo – nove passageiros e cinco membros da tripulação, todos eles, alegadamente, não afetados pelo vírus. Eles ficaram em quarentena no navio com cerca de 3.700 pessoas desde 3 de fevereiro, depois que um passageiro foi diagnosticado com o coronavírus. Até esta terça-feira (18), 454 pessoas foram infectadas pela COVID-19, no maior grupo de casos de vírus fora da China.

Os restantes coreanos disseram que querem permanecer no navio, em grande parte devido ao seu status de residência ligado ao Japão. A quarentena obrigatória no cruzeiro está marcada para terminar nesta quarta-feira, o que significa que os coreanos restantes podem deixar o navio se o teste for negativo.

Ao retornar do Japão, os evacuados serão transportados para as instalações de quarentena do Aeroporto de Incheon por 14 dias, semelhante a centenas de cidadãos coreanos transportados de Wuhan, China, o epicentro do surto do COVID-19.

“A decisão de repatriar cidadãos coreanos que desejam retornar foi tomada, durante um briefing regular, sobre o surto de COVID-19 no cruzeiro Diamond Princess”, disse o Vice Ministro da Saúde Kim Kang-lip. “A localização do alojamento temporário foi selecionada considerando o pequeno número de evacuados”.

O governo tinha decidido enviar o avião governamental de 19 lugares, considerando o pequeno número de evacuados e o custo, acrescentou.

Espera-se que os evacuados paguem uma taxa de avião de cerca de 300.000 won ($252) por adulto, semelhante à taxa cobrada aos coreanos transportados por via aérea a partir de Wuhan.

Viajando juntos no avião estarão médicos, enfermeiras, e funcionários do Ministério das Relações Exteriores e de quarentena. Na chegada, eles serão transportados ao porto de Yokohama e colocarão em quarentena os evacuados no navio de cruzeiro primeiro.

Os evacuados que apresentarem positivo para COVID-19 ou sintomas serão proibidos de embarcar no vôo. Os infectados com o vírus permanecerão no Japão para tratamento.

A súbita decisão de Seul de evacuar seus cidadãos vem à medida que muitos países decidem levar seus nacionais em quarentena no navio de cruzeiro. Na semana passada, o governo não estava considerando a evacuação, já que a maioria dos cidadãos coreanos no cruzeiro consideram o Japão seu principal país de residência e não tinham manifestado intenção de retornar.

Os EUA foram os primeiros a enviar aviões, transportando 328 cidadãos do cruzeiro de volta para os EUA. Entre eles, 14 passageiros deram positivo para a COVID-19.

Austrália, Canadá, Israel, Itália e Hong Kong também estavam planejando repatriar cidadãos do cruzeiro.

Até terça-feira, mais de 73.000 pessoas foram infectados com a COVID-19 ao redor do mundo, com o número de mortos excedendo 1.800, a maioria na China.

Seul confirmou outro caso de coronavírus na terça-feira, elevando o número total de infecções no país para 31.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img