OMS realizará reunião de emergência sobre o novo coronavírus
A Organização Mundial de Saúde realizará uma reunião de emergência nesta quarta-feira (22), para estudar se um surto de uma nova estirpe de coronavírus na China constitui uma emergência internacional.
Especialistas se reunirão na sede da OMS em Genebra para discutir a propagação do vírus a partir da cidade chinesa de Wuhan, onde um surto de pneumonia começou no mês passado.
A China relatou mais de 300 casos até agora, incluindo seis mortes. As infecções também foram confirmadas na Tailândia, Japão, Coreia do Sul, Taiwan e Estados Unidos.
O porta-voz da OMS, Tarik Jasarevic, disse aos repórteres na terça-feira (21), que o vírus estava causando infecções, limitadas, de humano para humano em contato próximo.
Ele disse que a avaliação foi baseada nas experiências anteriores da OMS com doenças respiratórias, em particular com outros surtos de coronavírus, e na análise de dados compartilhados com a China.
Jasarevic disse que uma equipe da OMS foi enviada a Wuhan para reunir informações das autoridades de saúde da cidade.
Assim que o surto for declarado uma “emergência de saúde pública de preocupação internacional”, a OMS aconselhará os países a tomarem medidas rigorosas, incluindo medidas de quarentena mais rigorosas.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm