Japão completou 25 anos do terremoto em Kobe
Sexta-feira (17), marcou 25 anos desde o devastador terremoto que atingiu a Prefeitura de Hyogo e áreas próximas, no oeste do Japão, deixando 6.434 pessoas mortas.
O terremoto conhecido como o “Grande Terremoto Hanshin-Awaji” ocorreu em 17 de janeiro de 1995, destruindo muitos edifícios e causando incêndios.
Em um parque na cidade de Kobe, a área mais atingida, muitas lanternas de bambu foram colocadas para homenagear as vítimas. A luz das lanternas forma os números “1,17” e também a palavra japonesa “kizamu”, que significa gravura.
A palavra foi escolhida para expressar o desejo das pessoas de transmitir aos jovens a memória do desastre, as lições do mesmo e a recuperação da cidade.
A NHK perguntou a alguns dos alunos do ensino fundamental e médio da época sobre sua experiência com o terremoto.
Cerca de 60% deles disseram que superaram a trágica experiência e que agora estão olhando para frente.
Mais da metade dos inquiridos disse que a experiência alimentou neles o desejo de ajudar alguém em necessidade.
A reconstrução de Kobe levou tempo. Um dos projetos de reconstrução só foi concluído no ano passado. Mas a antiga agitação das ruas comerciais da área ainda não voltou.
O governo da província de Hyogo ainda tem que pagar o saldo da dívida de mais de 1 trilhão de ienes, ou cerca de 9 bilhões de dólares, gerada pelo trabalho de reconstrução, por mais 10 anos.
- Castelo de Kumamoto atrai turistas com restauração aberta - 22 de novembro de 2024 12:01 pm
- Garganta Ryuokyo exibe cores deslumbrantes do outono - 22 de novembro de 2024 11:52 am
- Tóquio testa ônibus sob demanda com IA em Shinjuku - 22 de novembro de 2024 11:31 am