Governos britânico e norte-americano condenam Irã pela prisão do embaixador do Reino Unido
Os governos britânico e norte-americano estão criticando o Irã por deter o embaixador de Londres em Teerã durante um protesto anti-governo na capital iraniana neste sábado (11).
A mídia britânica diz que o embaixador Robert Macaire estava assistindo a um memorial para lembrar aqueles que morreram na queda do um avião ucraniano na quarta-feira (8). O evento virou um protesto contra o governo e o embaixador foi detido por suspeita de estar envolvido.
O ministro britânico dos Negócios Estrangeiros, Dominic Raab, disse numa declaração: “A prisão do nosso embaixador em Teerã sem fundamentos ou explicações é uma violação flagrante do direito internacional”.
A declaração também diz: “O governo iraniano está num momento de encruzilhada; pode continuar a sua marcha para o estatuto de pária com o isolamento político e económico que implica ou tomar medidas para desanuviar as tensões e enveredar por um caminho diplomático para o futuro”.
A porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Morgan Ortagus, criticou o Irã em um tweet por aquilo que ela chamou de violação da Convenção de Viena. Ela exigiu que o Irã respeitasse os direitos dos diplomatas e formalmente pedisse desculpas ao governo britânico.
- EUA impõem novas taxas a navios chineses em seus portos - 19 de abril de 2025 11:15 am
- Zelenskyy acusa China de fornecer armas à Rússia - 19 de abril de 2025 9:59 am
- Presidente do Irã evita críticas aos EUA em discurso - 19 de abril de 2025 9:52 am