EUA impõem sanções sobre exportação de trabalhadores norte-coreanos
Os Estados Unidos anunciaram sanções a duas entidades que facilitam a exportação de trabalhadores da Coreia do Norte.
O Departamento do Tesouro disse nesta terça-feira (14), que a ação tem como alvo uma corporação comercial norte-coreana e um alojamento norte-coreano baseado na China que facilita a prática da Coreia do Norte de enviar trabalhadores para o exterior.
O Secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, disse: “A exportação de trabalhadores norte-coreanos aumenta a receita ilícita para o governo da Coreia do Norte, violando as sanções da ONU”.
Os países membros das Nações Unidas foram obrigados a expulsar trabalhadores norte-coreanos até 22 de dezembro de 2019, sob uma resolução do Conselho de Segurança.
Mas a China e a Rússia têm-se recusado a deportar os trabalhadores. Eles dizem que as deportações teriam um sério impacto na vida dos seus cidadãos.
A ação dos EUA visa demonstrar seu compromisso com a implementação das sanções da ONU, diante da falta de cumprimento por parte dos dois países.
As sanções dos EUA chegam pouco depois que o presidente Donald Trump enviou uma carta ao líder norte-coreano Kim Jong Un no seu aniversário.
Os EUA parecem estar tomando uma posição de linha dura, ao mesmo tempo que usam uma abordagem amigável, numa tentativa de fazer o Norte tomar medidas concretas para a desnuclearização.
- Ataque com carro em mercado de Natal na Alemanha pode ter sido premeditado - 23 de dezembro de 2024 10:30 am
- Ministro das Relações Exteriores da Turquia visita Síria e busca laços com governo interino - 23 de dezembro de 2024 10:21 am
- Neve se intensifica no norte do Japão; alerta segue até terça-feira - 23 de dezembro de 2024 10:11 am