Cruzador norte-americano navega através do Estreito de Taiwan
Um navio da Marinha dos EUA navegou pelo Estreito de Taiwan, menos de uma semana depois de a Presidente de Taiwan ter ganho a sua reeleição.
Oficiais da Sétima Frota da Marinha dos EUA baseados em Yokosuka, perto de Tóquio, disseram à NHK que um cruzador de mísseis guiados, o USS Shiloh, passou pelo estreito nesta quinta-feira (16).
Eles explicaram que a passagem demonstra o compromisso dos EUA com uma região Indo-Pacífico livre e aberta.
A passagem é vista como um aviso para a China. Tem havido preocupação sobre um potencial aumento da pressão da China sobre Taiwan, onde a presidente pró-independência, Tsai Ing-wen, foi reeleita no início deste mês.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Geng Shuang, reagiu com veemência ao movimento dos EUA em uma conferência de imprensa na sexta-feira.
Geng disse que a questão de Taiwan envolve a soberania e o território da China e é a questão mais importante e sensível entre Pequim e Washington.
O porta-voz disse que a China exige que os Estados Unidos lidem com a questão com cautela e de forma apropriada para não minar os laços bilaterais ou a estabilidade do estreito.
Os navios da marinha norte-americana têm passado regularmente pelo estreito desde janeiro do ano passado. A última passagem é a primeira desde novembro.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm