Chefes da Defesa do Japão e EUA reafirmam cooperação
O Ministro da Defesa japonês Taro Kono e o Secretário de Defesa norte-americano Mark Esper reafirmaram a estreita cooperação dos seus países nos esforços para estabilizar a situação no Oriente Médio.
Kono e Esper reuniram-se durante cerca de uma hora nesta terça-feira (14), no Departamento de Defesa dos EUA, perto de Washington.
Kono expressou preocupação com a possível escalada da tensão no Oriente Médio. Esper respondeu dizendo que os Estados Unidos vão trabalhar para acalmar a situação.
Kono disse que o Japão vai continuar os esforços diplomáticos para aliviar a tensão e alcançar a estabilidade.
Ele disse que ordenou o envio de pessoal das Forças de Auto-Defesa, destroyers e aviões de patrulha para o Oriente Médio. Esper expressou a sua gratidão.
Os chefes de defesa reafirmaram que seus países continuarão a compartilhar informações e a trabalhar em conjunto.
Em relação aos lançamentos de mísseis balísticos da Coreia do Norte, os dois concordaram que os testes constituem uma séria ameaça à segurança regional.
Concordaram também que as resoluções do Conselho de Segurança da ONU devem ser plenamente implementadas para exortar a Coreia do Norte a desmantelar completa e irreversivelmente mísseis balísticos de todos os quadrantes.
Em relação às crescentes atividades marítimas da China, os dois confirmaram que o Tratado de Segurança Japão-EUA se aplica às ilhas Senkaku no Mar da China Oriental e que os EUA têm a obrigação de os defender.
O Japão controla as Ilhas Senkaku. A China e Taiwan as reclamam.
Kono também explicou que seu ministério revisou o plano de realocação da Estação Aérea Futenma do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, na província de Okinawa, de uma área densamente povoada para o distrito costeiro de Henoko.
Ele disse que o governador de Okinawa deve, agora, aprovar o plano revisado, e que serão necessários mais de nove anos para melhorar ainda mais o solo e recuperar a terra para o projeto.
Esper expressou seu apoio, dizendo que a mudança para Henoko é a única solução.
Os chefes de defesa disseram numa conferência de imprensa após a reunião, que não tinham discutido a questão das mudanças na quota do Japão no custo de acolhimento das forças norte-americanas no país.
Um acordo especial relacionado com o assunto expirará em março do próximo ano.
Kono reuniu-se mais tarde com o Conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Robert O’Brien, na Casa Branca. Eles trocaram opiniões sobre o Oriente Médio e a Coreia do Norte.
- Ataque com carro em mercado de Natal na Alemanha pode ter sido premeditado - 23 de dezembro de 2024 10:30 am
- Ministro das Relações Exteriores da Turquia visita Síria e busca laços com governo interino - 23 de dezembro de 2024 10:21 am
- Neve se intensifica no norte do Japão; alerta segue até terça-feira - 23 de dezembro de 2024 10:11 am