Primeiro-ministro japonês e primeiro-ministro chinês prometem continuar com diálogo
O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, e o primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, concordaram em continuar as conversações antes da visita do presidente chinês, Xi Jinping, ao Japão no próximo ano.
Os dois líderes também trocaram pontos de vista sobre a Coreia do Norte.
Abe e Li reuniram-se durante cerca de 50 minutos nos subúrbios de Chengdu, província de Sichuan, nesta quarta-feira (25). Foi a sua sétima reunião, sendo a anterior em Novembro.
Os líderes confirmaram que continuarão as conversações no período que antecede a visita de Xi, na próxima primavera, para abrir uma nova era de laços bilaterais, uma vez que as relações entre os seus países voltaram a um caminho normal.
Abe também tocou na questão do Mar da China Oriental, que inclui as águas em torno das ilhas Senkaku.
O Japão controla as ilhas. O governo japonês as mantém como parte inerente do território japonês. China e Taiwan as reclamam.
Abe salientou que a estabilidade na região é a chave para um verdadeiro descongelamento dos laços.
Ele exortou o lado chinês a levantar os controles sobre as importações de alimentos japoneses, e a expandir as importações de arroz e retomar as importações de carne bovina.
Abe também observou a importância de construir um ambiente para promover a inovação, incluindo o reforço da proteção dos direitos de propriedade intelectual.
Os dois líderes confirmaram que promoverão negociações para uma assinatura rápida da Parceria Econômica Integral Regional, ou RCEP, e uma conclusão rápida de acordos de livre comércio entre o Japão, a China e a Coreia do Sul.
Em um almoço de trabalho, eles discutiram a situação da Coreia do Norte. Abe disse que é importante que o Norte se abstenha de mais provocações.
Os líderes confirmaram que o Japão e a China trabalharão juntos para o objetivo comum de desnuclearizar a Península Coreana. Eles também concordaram sobre a importância de implementar plenamente as resoluções do Conselho de Segurança da ONU contra Pyongyang.
- Bloco de oposição da Alemanha vence eleições e lidera negociações - 24 de fevereiro de 2025 4:14 am
- Milícia de Myanmar liberta 3.000 estrangeiros forçados a trabalhar em esquema criminoso - 24 de fevereiro de 2025 4:10 am
- Mais neve é esperada na costa do Mar do Japão até segunda-feira (24) - 24 de fevereiro de 2025 4:04 am