Japão pede à Rússia para devolver barcos de pesca apreendidos
O Ministério das Relações Exteriores do Japão pediu à Rússia para que devolvesse, imediatamente, os cinco navios de pesca apreendidos em águas próximas dos Territórios do Norte. As ilhas são controladas pela Rússia e reivindicadas pelo Japão.
Funcionários do Ministério das Relações Exteriores dizem que os barcos de pesca de polvo, registrados em uma cooperativa de pesca em Nemuro, Hokkaido, foram apreendidos pelos guardas de fronteira russos na terça-feira (17).
Os barcos foram, alegadamente, levados para o porto de Furukamappu na ilha de Kunashiri.
O ministério diz que as tripulações, voluntariamente, mostraram o que tinham a bordo aos guardas enquanto estavam no mar, mas que o lado russo afirma que os barcos foram apreendidos para fins de inspeção.
O Ministério das Relações Exteriores informa que apresentou um protesto ao seu homólogo russo nesta quarta-feira (18), dizendo que o tratamento de Moscou, da situação, é contrário à posição legal do Japão sobre os Territórios do Norte.
O Ministério diz que solicitou o retorno dos barcos e sua tripulação por razões humanitárias.
Enquanto isso, o ministro das Relações Exteriores japonês, Toshimitsu Motegi, chegou em Moscou no início desta quarta-feira (18), um dia antes de uma reunião planejada com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov.
Funcionários do Ministério das Relações Exteriores que o acompanham estão reunindo informações sobre se as capturas nos barcos de pesca japoneses violaram acordos bilaterais.
O Secretário Chefe de Gabinete do Japão, Yoshihide Suga, diz que Tóquio informou ao lado russo que a apreensão dos barcos é inaceitável, tendo em vista a posição de que as ilhas são uma parte inerente do território japonês.
Suga diz que o Japão está buscando um retorno imediato dos barcos do ponto de vista humanitário. Suga diz que o Japão continuará a exortar a Rússia a devolver os tripulantes.
- Primeiro-ministro japonês parabeniza Trump e planeja reunião - 7 de novembro de 2024 2:55 pm
- Nascimentos no Japão podem cair abaixo de 700 mil em 2024 - 7 de novembro de 2024 2:50 pm
- 60% das cidades japonesas não possuem maternidades - 7 de novembro de 2024 2:41 pm