Huawei é ‘um risco à segurança’, diz Trump após OTAN defender tecnologia 5G segura
O presidente dos EUA, Donald Trump, disse nesta quarta-feira (4), que a empresa chinesa de telecomunicações Huawei era um risco de segurança depois que a OTAN disse precisar que a tecnologia 5G de próxima geração seja segura.
No que alguns compararam à corrida armamentista da Guerra Fria, os Estados Unidos estão preocupados com o fato de o domínio 5G dar a qualquer concorrente global, como a China, uma vantagem que Washington não está pronta para aceitar.
“Eu acho que é um risco à segurança, é um perigo à segurança”, opinou Trump.
“Eu falei com a Itália e eles parecem que não vão seguir adiante. Eu falei com outros países, eles não vão seguir em frente. Todo mundo com quem eu falei não vai seguir em frente”, acrescentou o líder dos EUA.
Os líderes da OTAN disseram nesta quarta-feira que precisavam de comunicações 5G seguras.
“A OTAN e os aliados, dentro de suas respectivas autoridades, estão comprometidos em garantir a segurança de nossas comunicações, incluindo o 5G, reconhecendo a necessidade de confiar em sistemas seguros e resilientes”, informou a OTAN em uma declaração da cúpula.
“Declaramos o espaço um domínio operacional para a OTAN, reconhecendo sua importância em nos manter seguros e enfrentar os desafios de segurança, mantendo a lei internacional”, completou a nota.
- Fabricantes japonesas lançarão motos elétricas na Índia - 5 de fevereiro de 2025 4:56 am
- Netanyahu e Trump discutem cessar-fogo permanente em Gaza - 5 de fevereiro de 2025 4:47 am
- Justiça do Japão mantém pena suspensa para ex-executivo da Nissan - 5 de fevereiro de 2025 4:36 am