Dez maneiras que os japoneses usam para celebrar o Ano Novo
Apesar do Japão ser considerado a capital mundial do excesso de trabalho – em sua própria palavra “morte por excesso de trabalho”, 過労死 ou karoshi – o Ano Novo, é hora de todos se acalmarem e ficarem relaxados.
O custo, no entanto, é que como o Ano Novo é celebrado de forma esmagadora como tempo de relaxamento com a família (em oposição às festas selvagens das culturas ocidentais), a maior parte da nação fecha para fazer uma pausa de vários dias, incluindo lojas, restaurantes e até consultórios médicos.
Vai tão longe que alguns bancos nem sequer funcionam durante o Ano Novo, e nem sequer têm famílias ou uma razão para descansar!
Ainda assim, o Japão está repleto de decorações tradicionais, comidas incríveis e cerimônias culturais únicas durante as festas de fim de ano.
Para aproveitar ao máximo o início do ano 2020, continue lendo para saber mais sobre como os japoneses iniciam o Ano Novo com estilo. Espere muito barulho na frente da TV, comida saborosa (e às vezes perigosa) e muitas atividades que geram sorte!
1. Cantar junto com o Kohaku
【ウラトーク司会】#渡辺直美 さんからメッセージが届きました。#NHK紅白 #ウラトーク #シブヤノオトhttps://t.co/T7VyL1ZpDP pic.twitter.com/fHVpVvfbGY
— NHK紅白歌合戦 (@nhk_kouhaku) December 6, 2019
Kohaku (紅白) é uma palavra japonesa composta pelos kanjis para vermelho e branco e é também o título de uma tradição televisiva de passagem de ano onde artistas musicais populares se dividem em duas equipes: homens (a Equipe Branca) contra mulheres (a Equipe Vermelha) que se enfrentam em um concurso de canto.
Este ano, o programa completará 70 anos e será a primeira vez na nova Era Reiwa, com artistas musicais de topo como Radwimps, Perfume e AKB48 na formação. Apresentando Naomi Watanabe e Yama-chan da Terrace House. No final do show, os juízes e o público votam para decidir a equipe vencedora. É uma boa e despreocupada diversão – a coisa perfeita para assistir sem pensar e começar a desligar seu cérebro ocupado para as férias.
2. Assistir ao Ekiden de Ano Novo
O Ekiden de Ano Novo é uma corrida anual de revezamento universitário de Tóquio para Hakone, que pessoas de todo o Japão sintonizam durante o Ano Novo. A corrida de dois dias, de ida e volta, de 218 quilômetros, é outro dos principais programas de TV do Ano Novo e geralmente causa algum burburinho e pontos de conversa para as férias. O curso é dividido em 10 etapas diferentes que são cerca de meia maratona cada uma. É realizado nos dias 2 e 3 de janeiro e é organizado pela União Atlética Inter-Universitária de Kanto.
3. Delicie-se com osechi
Osechi Ryori (お節料理) é na verdade composto de muitos alimentos, todos sob o termo geral de “alimentos tradicionais japoneses de Ano Novo” que vêm em caixas quadradas, geralmente em laqueadas. Algumas famílias fazem o seu próprio osechi enquanto que outras dedicam quantidades exorbitantes de dinheiro a eles. De qualquer forma, o objetivo é não ter que cozinhar no Ano Novo.
Os destaques do osechi incluem uma sopa de arroz mochi chamada zoni, legumes vermelhos e brancos chamados kohaku-namasu (o tema vermelho-branco novamente!), e pratos secundários diários como konbu (alga marinha) e kuro-mame (soja preta).
4. Não se engasgue com mochi
O Mochi (arroz com batido viscoso) é um alimento básico do osechi e muitas outras guloseimas de férias, incluindo a deliciosa e quente oshiruko, que é uma doce bebida de feijão vermelho que pode-se encontrar em algumas máquinas de venda automática no Japão. Ao adicionar mochi a este doce, ele realmente eleva o prato e lhe dá um toque especial de Ano Novo.
No entanto, tenha cuidado ao saborear mochi, que esta deliciosa iguaria também é um perigoso risco de asfixia. Na verdade, só no ano passado várias pessoas foram hospitalizadas e duas até morreram durante as férias sucumbindo ao mochi, de acordo com um relatório da CBS publicado em 2 de janeiro. Embora a morte relacionada com o mochi afete mais frequentemente crianças e idosos, é melhor ter cuidado!
5. Comer soba
Outro petisco comum, pouco antes da virada do Ano Novo, é o soba – especificamente o toshikoshi ou soba de “passagem para o Ano Novo”.
Porquê o soba? Supostamente é porque o macarrão representa uma longa vida, então se comer macarrão longo também vai… viver muito tempo? Talvez não seja o raciocínio mais prático, mas o Japão tem uma das mais longas expectativas de vida do mundo.
6. Orar em um santuário
Uma das formas mais comuns e conhecidas de celebrar o Ano Novo é visitar um santuário japonês e rezar por boa sorte, numa tradição chamada hatsumode.
Os principais santuários que atraem mais visitantes são o Meiji Jingu de Tóquio e o Santuário Fushimi Inari de Kyoto.
Mas se você não é fã de multidões, então recomendamos visitar os santuários locais fora das grandes cidades, porque essas filas ficam muito longas com tempo de espera de várias horas.
7. Encontre a sua sorte
Depois das suas orações no santuário, dirija-se aos quiosques próximos para pegar omikuji, pequenos pedaços de papel que você escolhe aleatoriamente e que lhe dizem a sua sorte no novo ano.
Sua sorte é categorizada em diferentes níveis, desde “grande bênção” (大吉, daikichi) até “grande maldição” (大凶, daikyo).
Há também diferentes categorias em omikuji que lhe dizem a sua previsão anual para tudo, do romance ao trabalho. Se você não tirar a melhor sorte na omikuji, nem tudo está perdido! Os santuários também têm, convenientemente, amuletos de boa sorte chamados omamori para ajudá-lo a superar qualquer má sorte que a fortuna preveja para você.
Não se esqueça de que se você receber uma maldição no omikuji, poderá amarrá-lo a uma das barracas do santuário para que a má sorte não o siga por aí.
8. Interprete seus sonhos
O seu primeiro sonho do Ano Novo é mais uma forma de prever a sua sorte para o próximo ano.
O sonho que você tem ao adormecer no dia 1º de janeiro e acordar no dia 2 é chamado hatsuyume, ou “primeiro sonho”, e para interpretá-lo corretamente, você tem que ter cuidado com os principais símbolos do hatsuyume. De especial sorte são os símbolos do Monte Fuji, um falcão, e uma beringela. Por isso, desejamos a todos vocês sonhos doces de berinjela no Ano Novo.
9. A decoração deve ser auspiciosa
Embora a época festiva esteja repleta de decorações tradicionais de Natal em estilo ocidental, você também encontrará algumas decorações únicas e tradicionais do Ano Novo japonês.
Por volta do início de dezembro, os supermercados começam a empilhar kagami mochi (novamente aquele mochi mortífero!) em frente aos corredores de compras. Você também verá muitas decorações de bambu e pinho para atrair os espíritos da sorte porque se há uma coisa que se aprende no Japão, é que você nunca terá símbolos de boa sorte suficientes.
10. Compre algumas sacolas da sorte
Continuando com o tema da sorte, esta é também a época do ano em que muitas lojas estão numa missão para se livrarem do excesso de estoque deixado após a movimentada temporada de férias.
Passe por quase qualquer loja ou café para comprar uma “sacola da sorte” (福袋 ou fukubukuro), um saco que está cheio de mercadorias misteriosas dentro. Às vezes chamados de “sacola da alegria”, eles terão os kanjis 福袋 escrito em algum lugar na frente. Se você tiver, verdadeiramente, sorte, acabará com algo que realmente se encaixa no seu gosto por um preço baixo!
E faça o que fizer, não fique doente
Isto vem de experiência pessoal, mas faça o que fizer, não fique doente durante as férias de Ano Novo. O que eu mencionei no topo sobre o encerramento do país para relaxar não é brincadeira – a maioria dos hospitais e clínicas também estão completamente fechados. E com a gripe e o frio no seu auge, talvez seja do interesse de todos abraçar a ideia de ir devagar durante esta época.
Estas são apenas algumas das formas de tirar o máximo proveito do Ano Novo no Japão. Esperamos que lhe dê algumas ideias e desejamos-lhe o melhor início de 2020!
- Alunos do Colégio Santos Dumont da cidade de Konan celebram formatura - 22 de dezembro de 2024 12:29 pm
- Tempestades de neve atingirão costas do Mar do Japão - 22 de dezembro de 2024 9:26 am
- Indústria de anime do Japão supera 3 trilhões de ienes em 2023 - 22 de dezembro de 2024 9:04 am