Coreia do Norte dá indícios do fim das negociações
O enviado da Coreia do Norte nas Nações Unidas considera que a desnuclearização da Península Coreana está fora da mesa de negociações com os Estados Unidos.
O embaixador Kim Song disse em uma declaração no sábado (7), que o diálogo sustentado e substancial procurado pelos EUA foi um truque para economizar tempo e se adequar à sua agenda política interna.
Kim acrescentou que longas conversas com Washington não são necessárias, alertando que Pyongyang pode encerrar as negociações de desnuclearização com os EUA.
As negociações foram interrompidas enquanto os EUA estão pedindo à Coreia do Norte que dê passos concretos para a desnuclearização, enquanto o Norte está pedindo aos EUA que façam concessões até o final do ano.
Os EUA não aceitaram pedidos de Pyongyang para o levantamento de sanções e uma paralisação completa dos exercícios militares conjuntos EUA-Coreia do Sul.
A embaixadora dos EUA na ONU, Kelly Craft, que preside o Conselho de Segurança, sugeriu na sexta-feira (6), que o conselho pode emitir uma declaração condenando o Norte por seus recentes lançamentos de mísseis balísticos.
Craft está considerando realizar uma reunião sobre os abusos aos direitos humanos do Norte, incluindo sequestros.
O presidente dos EUA, Donald Trump, falou do que ele diz ser sua boa relação com o ditador norte-coreano Kim Jong Un, dizendo que ambos “querem manter assim”.
Ele estava falando com repórteres na Casa Branca no sábado sobre as conversas de desnuclearização com o Norte.
Mas Trump reconheceu que há alguma hostilidade do Norte, dizendo que os EUA “vão ver como vai ser”.
Trump disse que Kim está ciente de que ele estará buscando a reeleição no próximo ano. Ele disse que não acha que Kim queira interferir.
- Biden pede unidade e promete transição pacífica nos EUA - 8 de novembro de 2024 3:14 pm
- Federal Reserve dos EUA corta juros novamente - 8 de novembro de 2024 2:39 pm
- Vulcão na Indonésia entra em erupção; sem vítimas ou alerta de tsunami - 8 de novembro de 2024 2:34 pm