Brasil: ex-governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, preso por desvios de R$ 134 milhões
O ex-governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), foi preso na noite de quinta-feira (19), ao desembarcar de um voo da TAP, vindo de Lisboa (Portugal), no aeroporto de Natal. Ele era procurado pela polícia desde a última terça-feira (17) em cumprimento a um mandado de prisão expedido pelo Tribunal de Justiça da Paraíba (TJ-PB) sob suspeita de liderar uma organização criminosa que desviou R$ 134,2 milhões de verbas públicas destinadas a saúde e a educação.
Segundo o Ministério Público, as investigações apontaram fraudes em processos de licitação e em concurso público, superfaturamento na compra de equipamentos, medicamentos e prestação de serviços. Os valores obtidos com o esquema de corrupção, segundo investigações, financiaram campanhas políticas, inclusive a do ex-governador. Na última terça-feira (17), o ex-governador alegou inocência e prometeu se entregar às autoridades.
O Ministério Público disse que gravações de ligações telefônicas interceptadas pela polícia mostraram Coutinho perguntando a Daniel Gomes, então chefe da Cruz Vermelha do Brasil e Instituto de Psicologia Clínica Educacional e Profissional (Ipcep), sobre pagamento de propinas que estariam em aberto.
Policiais federais deram voz de prisão a Coutinho assim que ele pisou em solo brasileiro e, em seguida, ele foi levado para a sede da Polícia Federal em Cabedelo (PB), região metropolitana de João Pessoa.
- Biden pede unidade e promete transição pacífica nos EUA - 8 de novembro de 2024 3:14 pm
- Federal Reserve dos EUA corta juros novamente - 8 de novembro de 2024 2:39 pm
- Vulcão na Indonésia entra em erupção; sem vítimas ou alerta de tsunami - 8 de novembro de 2024 2:34 pm