População de Hong Kong cerca universidade para libertar estudantes
Multidões de cidadãos se reuniram fora de um campus universitário em Hong Kong nesta segunda-feira (18), em resposta a várias chamadas para resgatar estudantes presos no interior.
Acreditava-se que centenas de estudantes estavam no campus da Universidade Politécnica de Hong Kong, que está sendo sitiado pela polícia.
Cidadãos se reuniram fora do campus para pedir a libertação dos estudantes presos, alguns dos quais foram feridos em confrontos com a polícia.
Manifestantes lançaram bombas de gasolina (coquetel molotov) para combater uma tentativa da polícia de dispersá-los com gás lacrimogêneo. Policiais fizeram uma série de prisões.
Fontes diplomáticas japonesas informam que um turista japonês, de 20 e poucos anos, foi preso perto da universidade no domingo (17), à noite, quando os confrontos entre estudantes e policiais se tornaram intensos. Não está claro o que levou à sua prisão.
O secretário para Assuntos Constitucionais e do Continente, Patrick Nip, disse aos repórteres, na segunda-feira, que o governo de Hong Kong poderia adiar as eleições do conselho distrital que estão agendadas para domingo, devido a preocupações de segurança.
As eleições são vistas como as mais democráticas do território. Espera-se que as forças pró-democracia façam enormes avanços nas próximas eleições.
Nip disse que a realização das eleições está condicionada ao fim da violência e ao fim das interrupções de tráfego, incluindo interrupções de estradas e ferrovias.
- Nikkei 225 despenca após anúncio de tarifas dos EUA - 4 de fevereiro de 2025 3:50 am
- Panamá não renovará acordo com China sobre iniciativa global - 4 de fevereiro de 2025 3:38 am
- Secretário de Estado dos EUA se reúne com presidente do Panamá - 4 de fevereiro de 2025 3:26 am