Papa Francisco apela para paz em Nagasaki
O Papa Francisco está em Nagasaki – uma cidade que foi devastada pela bomba atômica durante a Segunda Guerra Mundial. Aqui está parte de sua mensagem de paz, transmitida a partir do marco zero.
“Um mundo de paz, livre de armas nucleares, é a aspiração de milhões de homens e mulheres em todo o mundo. Fazer deste ideal uma realidade exige o envolvimento de todos: indivíduos, comunidades religiosas e sociedade civil, países que possuem e não possuem armas nucleares, setores militar e privado e organizações internacionais. A nossa resposta à ameaça das armas nucleares deve ser conjunta e concertada, inspirada pelo esforço árduo mas constante para construir a confiança mútua e assim superar o actual clima de desconfiança.
Convencido de que um mundo sem armas nucleares é possível e necessário, peço aos líderes políticos que não se esqueçam de que essas armas não podem nos proteger das atuais ameaças à segurança nacional e internacional. Precisamos ponderar o impacto catastrófico da sua utilização, especialmente do ponto de vista humanitário e ambiental, e rejeitar o aumento de um clima de medo, desconfiança e hostilidade fomentado pelas doutrinas nucleares”.
Mais tarde, neste domingo, o Papa visitará um monumento que comemora 26 cristãos que foram crucificados no final do século XVI por causa de sua fé. Isso marcou o início de séculos de perseguição cristã no Japão.
O papa também celebrará uma missa em um estádio de beisebol na cidade.
Ele então viajará para Hiroshima, para participar de uma reunião pela paz no outro local de um bombardeio atômico.
- Castelo de Kumamoto atrai turistas com restauração aberta - 22 de novembro de 2024 12:01 pm
- Garganta Ryuokyo exibe cores deslumbrantes do outono - 22 de novembro de 2024 11:52 am
- Tóquio testa ônibus sob demanda com IA em Shinjuku - 22 de novembro de 2024 11:31 am