Cúpula da Ásia Ocidental será realizada na segunda-feira (4)
Os líderes das nações da ASEAN, juntamente com os do Japão e da China, e um representante dos Estados Unidos, vão realizar a Cúpula da Ásia Oriental nesta segunda-feira (4).
Um dos principais pontos da agenda da reunião será o Mar da China Meridional, onde a China vem avançando com seu programa de militarização.
A China enviou o primeiro-ministro, Li Keqiang, à reunião de cúpula para ganhar apoio para as posições da China. Ele também tem tido conversações individuais com líderes da ASEAN à margem da cúpula.
Por outro lado, os EUA têm uma presença menor do que o habitual. Enviaram um conselheiro de segurança nacional, em vez do presidente ou do vice-presidente, apesar de sua oposição às atividades da China no Mar do Sul da China. É incerto o quanto os EUA podem influenciar a cúpula com a ausência dos principais líderes.
A questão da desnuclearização da Coreia do Norte também está na agenda da cúpula. Espera-se que os membros discutam como resolver o impasse nas negociações entre EUA e Coréia do Norte.
- Primeiro-ministro japonês parabeniza Trump e planeja reunião - 7 de novembro de 2024 2:55 pm
- Nascimentos no Japão podem cair abaixo de 700 mil em 2024 - 7 de novembro de 2024 2:50 pm
- 60% das cidades japonesas não possuem maternidades - 7 de novembro de 2024 2:41 pm