Sobe para 31 o número de vítimas fatais do tufão Hagibis no Japão
O tufão Hagibis trouxe chuvas recordes para grande parte do país e deixou um rastro de morte e destruição. Pelo menos 31 pessoas morreram, 15 estão desaparecidas e 186 ficaram feridas.
O Ministério da Terra e dos Transportes diz que os diques ao longo de 21 rios desmoronaram.
Na província de Nagano, a noroeste de Tóquio, um dique estourou no rio Chikuma, inundando uma grande área. Muitas pessoas ficaram retidas em suas casas. Helicópteros de resgate os apanharam nos telhados.
Uma mulher que foi resgatada disse: “Tudo na minha casa foi levado diante dos meus olhos. Foi como um pesadelo. Sinto-me afortunada por ainda estar viva.
Uma ponte ferroviária desabou no rio e as águas das cheias interromperam os serviços ferroviários. Um depósito de manutenção da linha de trem-bala Shinkansem em Hokuriku foi inundado. A East Japan Railways diz que dez trens, com um total de 120 vagões, foram danificados.
Na Prefeitura de Saitama, ao norte de Tóquio, um lar de idosos foi inundado. Mais de 220 residentes e membros do staff ficaram retidos, mas os cuidadores agiram rapidamente.
Um homem que trabalhava no centro de enfermagem disse: “Começamos a evacuar os moradores logo após ver bolhas de água brotando de debaixo do chão.
Eles levaram os idosos para o segundo andar de um prédio adjacente da instalação. A energia foi desligada e os elevadores fecharam quando a evacuação estava em andamento.
Os cuidadores tiveram que carregar muitas das pessoas para cima, mas todos escaparam ilesos.
A tragédia atingiu a prefeitura de Fukushima quando uma mulher de 70 anos caiu durante um resgate de helicóptero e morreu. O Corpo de Bombeiros de Tóquio disse que os socorristas se esqueceram de prender seu cinto de segurança.
O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, ordenou que os oficiais colocassem mais caminhões de bombeiros para drenar as áreas inundadas onde os rios transbordaram.
Abe disse, “Resgatar pessoas é de extrema importância. Mais de 110 mil oficiais da polícia, bombeiros, Guarda Costeira e Forças de Autodefesa estão participando de operações de busca e resgate. Eu gostaria que eles trabalhassem até durante a noite”.
Em um gesto de boa vontade, os jogadores de rúgbi do Canadá participaram de atividades de limpeza em Kamaishi, província de Iwate, depois que o jogo de domingo foi cancelado por questões de segurança.
Os esforços de socorro estão em andamento. A extensão total dos danos ainda é desconhecida. As pessoas são instadas a permanecerem cautelosas com os rios cheios e a estarem atentas a possíveis deslizamentos de terra.
- Ataque com carro em mercado de Natal na Alemanha pode ter sido premeditado - 23 de dezembro de 2024 10:30 am
- Ministro das Relações Exteriores da Turquia visita Síria e busca laços com governo interino - 23 de dezembro de 2024 10:21 am
- Neve se intensifica no norte do Japão; alerta segue até terça-feira - 23 de dezembro de 2024 10:11 am