Putin faz primeira visita à Arábia Saudita em 12 anos
O presidente russo Vladimir Putin visitou a Arábia Saudita, um aliado fundamental dos Estados Unidos, pela primeira vez em 12 anos, reforçando o perfil da Rússia no Oriente Médio.
Putin reuniu-se separadamente com o rei saudita Salman e o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman na capital Riade, nesta segunda-feira (14).
Putin e o rei Salman concordaram que a Rússia e a Arábia Saudita trabalharão em conjunto e aprofundarão os laços bilaterais em uma ampla gama de áreas.
O presidente russo disse ao rei Salman que “sem o seu país, dificilmente é possível alcançar uma solução justa e de longo prazo para qualquer problema na região”. Ele também expressou a esperança de que os laços bilaterais sejam fortalecidos nos campos econômico e de segurança.
O rei saudita expressou a expectativa de que a cooperação entre os dois países será reforçada, especialmente no setor de energia.
Putin manteve conversações separadas com o príncipe herdeiro, que se acredita ser o governante de facto da Arábia Saudita. Dizem que discutiram questões de segurança, incluindo a situação na Síria e no Iémen.
A visita de Putin à Arábia Saudita surge quando as políticas do Médio Oriente da administração do Presidente Donald Trump foram criticadas como inconsistentes, como no caso da Síria.
Analistas diplomáticos dizem que a Arábia Saudita parece querer reforçar os laços com a Rússia, um dos principais países produtores de petróleo, para manter a sua influência no mercado petrolífero mundial.
- EUA pressionam Japão por tarifas em carros e alimentos - 19 de abril de 2025 9:08 am
- Ataque dos EUA mata 40 em porto controlado por terroristas Houthis - 19 de abril de 2025 6:48 am
- Inflação no Japão atinge 3,2% em março com alta do arroz - 19 de abril de 2025 6:42 am