Número de mortes pelo tufão Hagibis chega a 43
As pessoas no Japão estão enfrentando as consequências do tufão Hagibis. O número de mortos é de 43, e os esforços de limpeza estão em andamento em muitas áreas.
Além das mortes, 16 pessoas estão desaparecidas. Outras 202 ficaram feridas durante a tempestade de fim de semana.
Autoridades meteorológicas informam que até 40% da precipitação anual foi registrada em apenas um ou dois dias em muitas áreas.
O Ministério de Terras e Transportes do Japão relata que os diques ao longo de 21 rios desmoronaram. Entre eles, o rio Chikuma, na província de Nagano, a noroeste de Tóquio. As estradas estão completamente submersas por lama.
Casas em toda a região foram inundadas com dois a três metros de água. “Não faço ideia de como varrer esta lama. É um problema real”, disse um morador.
Uma ponte ferroviária caiu no rio e as águas das enchentes interromperam os serviços de trem. Um depósito de manutenção da linha de trem-bala Shinkansen em Hokuriku foi inundado.
A East Japan Railway informa que 10 trens, com um total de 120 vagões, foram danificados por cerca de quatro metros de água.
Um centro de cuidados de idosos na província de Saitama, ao norte de Tóquio, foi inundado. Mais de 220 residentes e funcionários estavam em risco, mas os cuidadores agiram rapidamente.
“Começamos a evacuar os moradores logo depois de ver bolhas de água surgindo pelo chão”, disse um dos cuidadores.
Como a evacuação para um terreno mais alto estava em andamento, a energia foi desligada e os elevadores fecharam. Os funcionários tiveram que levar os moradores para cima e conseguiram garantir que todos escapassem ilesos.
Na prefeitura de Fukushima, uma mulher de 70 anos caiu durante um resgate de helicóptero e morreu depois que os socorristas se esqueceram um dispositivo de segurança.
O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, está ordenando que as autoridades ajudem mais de 30.000 evacuados.
“Uma força-tarefa especial do governo foi criada para apoiar os moradores locais”, disse Abe. Nosso objetivo é restaurar rapidamente o fornecimento de eletricidade e água.
Vamos avaliar o que os evacuados precisam e fornecer água, alimentos e camas improvisadas para garantir que estejam confortáveis. Também enviaremos funcionários para apoiar os governos locais e as instalações de acomodação temporária.
Abe diz que cerca de 200 caminhões estão sendo utilizados para drenar as áreas inundadas.
Os esforços de socorro estão em andamento à medida que a extensão total dos danos é avaliada. Espera-se que mais chuva caia na tarde e noite desta segunda-feira nas áreas afetadas. As autoridades estão pedindo para que as pessoas permaneçam cautelosas perto de rios cheios e estejam atentas a possíveis deslizamentos de terra.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm