Maratona e Marcha Olímpica de 2020 podem ser transferidas para Sapporo, em Hokkaido
A menos de 10 meses dos Jogos Olímpicos de Verão de Tóquio 2020, o Comité Olímpico Internacional informa que está considerando deslocar a maratona e as provas de marcha a pé para a cidade japonesa de Sapporo, no norte do Japão. O COI quer aproveitar o clima mais frio do verão na província de Hokkaido.
O COI diz que as temperaturas médias diurnas em julho e agosto podem ser de 5 a 6 graus mais frias em Sapporo, que fica cerca de 800 quilômetros ao norte de Tóquio.
As autoridades do COI pretendem discutir a questão com o governo metropolitano de Tóquio e os organizadores dos jogos de verão em reuniões a partir de 30 de outubro.
O presidente do COI, Thomas Bach, diz que a saúde e o bem-estar dos atletas são motivo de grande preocupação.
Ele disse que os Jogos Olímpicos são a plataforma onde os atletas podem dar um desempenho “uma vez na vida”, e que realizar os eventos em condições mais frias lhes permitirá dar o seu melhor.
O anúncio vem poucos dias depois que o Campeonato Mundial de Atletismo, realizado no Catar, ficou envolto em controvérsia depois que os eventos aconteceram em altas temperaturas, apenas para os atletas desistirem.
Cerca de 40% dos competidores na maratona feminina e na caminhada de 50 quilômetros não conseguiram chegar ao final devido ao calor extremo.
O organizador foi alvo de críticas ferozes. Os atletas reclamaram que seu bem-estar não foi suficientemente considerado. Um maratonista disse que os oficiais de alto escalão que tomaram a decisão de dar luz verde à corrida devem estar dormindo em algum lugar refrigerado.
É extremamente incomum que o COI proponha mudanças no local do evento.
Fontes relacionadas aos Jogos de Tóquio acreditam que o COI e a Associação Internacional das Federações de Atletismo decidiram repensar a realização da maratona e das provas de caminhada em Tóquio depois do que aconteceu no Qatar.
No entanto, algumas autoridades japonesas estão expressando preocupação sobre se Sapporo será capaz de organizar os eventos no curto espaço de tempo disponível.
- EUA impõem novas taxas a navios chineses em seus portos - 19 de abril de 2025 11:15 am
- Zelenskyy acusa China de fornecer armas à Rússia - 19 de abril de 2025 9:59 am
- Presidente do Irã evita críticas aos EUA em discurso - 19 de abril de 2025 9:52 am