Descontos de pagamento sem dinheiro superam as projeções
O governo do Japão informa que uma média de cerca de 9,2 milhões de dólares por dia foi reembolsada aos consumidores em um programa de pagamento sem dinheiro nas duas primeiras semanas de outubro.
O incentivo do governo, que acompanhou a introdução do aumento do imposto sobre o consumo em 1º de outubro, oferece descontos de até 5% aos consumidores que fazem pagamentos sem dinheiro em pequenas e médias lojas.
O Ministério da Economia, Comércio e Indústria estima que tais pagamentos, no valor médio de cerca de 246 milhões de dólares, foram feitos todos os dias nas duas primeiras semanas de outubro.
O governo destinou cerca de 1,6 bilhão de dólares no orçamento deste ano fiscal para cobrir o custo dos descontos. Mas as autoridades dizem que os descontos superaram suas projeções e que, se a tendência atual continuar, provavelmente haverá escassez de fundos.
Inicialmente, 500 mil lojas participaram do programa, mas espera-se que o número aumente para 610 mil até 1º de novembro.
Dois milhões de pequenas e médias lojas em todo o Japão são elegíveis para o programa.
Os funcionários do Ministério dizem que se os descontos excederem o orçamento alocado, medidas adicionais serão discutidas com o Ministério da Fazenda.
- Biden pede unidade e promete transição pacífica nos EUA - 8 de novembro de 2024 3:14 pm
- Federal Reserve dos EUA corta juros novamente - 8 de novembro de 2024 2:39 pm
- Vulcão na Indonésia entra em erupção; sem vítimas ou alerta de tsunami - 8 de novembro de 2024 2:34 pm