Coreia do Norte dispara dois mísseis, que parecem ser lançados por submarino
Os Chefes do Estado-Maior da Coreia do Sul informam que Pyongyang pode ter disparado mísseis balísticos de submarino, ou SLBM.
O lançado ocorreu a partir da costa leste do país. Um dos mísseis voou cerca de 450 quilômetros e atingiu uma altitude de cerca de 910 quilômetros.
As forças armadas sul-coreanas e norte-americanas estão reunindo mais informações. Se confirmado, seria o primeiro lançamento de um SLBM pela Coreia do Norte em três anos.
O secretário chefe do gabinete do Japão, Yoshihide Suga, diz que Tóquio acredita que dois mísseis foram lançados. Ele disse que nenhum navio ou aeronave na área foi danificado.
Suga disse que: “Um dos mísseis caiu nas águas ao largo da costa norte-coreana, fora da zona econômica exclusiva do Japão, por volta das 7:17 da manhã. Às 7:27 da manhã, outro míssil caiu no Mar do Japão, ao largo de Dogo, na província de Shimane, dentro da zona econômica exclusiva do Japão”.
O Ministério da Defesa do Japão diz que é a primeira vez que um míssil norte-coreano cai na zona econômica exclusiva do Japão em quase dois anos.
O primeiro-ministro Shinzo Abe condenou o lançamento. Os lançamentos de mísseis balísticos são uma violação das resoluções da ONU. O Japão condena severamente e critica fortemente o ato.
A Coreia do Norte realizou lançamentos de mísseis muitas vezes nos últimos meses. Alguns parecem envolver mísseis balísticos de curto alcance.
O último lançamento ocorre um dia depois que a mídia estatal norte-coreana disse que Pyongyang e Washington tinham concordado em retomar as conversações em nível de trabalho pela primeira vez em meses. O lançamento pode ser uma tentativa de ver como os EUA reagem.
Na segunda-feira, o embaixador da Coreia do Norte na ONU disse que cabe a Washington se algum progresso será feito nas negociações de desnuclearização.
Pyongyang disse que quer alívio das sanções dos EUA como parte de qualquer negociação. Washington quer que o Norte dê passos fortes para a desnuclearização primeiro.
O presidente norte-americano Donald Trump e o ditador norte-coreano Kim Jong Un concordaram em reavivar as negociações quando se encontraram na zona desmilitarizada em junho. Essa reunião aconteceu depois que os dois líderes não conseguiram chegar a um acordo sobre desnuclearização no Vietnã em fevereiro.
Trump minimizou os recentes lançamentos de testes pelo Norte, dizendo que eram todos mísseis de curto alcance. Mas ele pode considerar o lançamento de quarta-feira como uma ameaça maior se envolver um SLBM.
*** Translated with www.DeepL.com/Translator (free version) ***
- Federal Reserve dos EUA corta juros novamente - 8 de novembro de 2024 2:39 pm
- Vulcão na Indonésia entra em erupção; sem vítimas ou alerta de tsunami - 8 de novembro de 2024 2:34 pm
- Bar em Hong Kong oferece coquetéis com shochu de Kagoshima - 8 de novembro de 2024 2:30 pm