Governo chinês recua e põe fim à lei de extradição após violentas manifestações
A chefe do Executivo de Hong Kong, Carrie Lam, anunciou a retirada total do projeto de lei de extradição nesta quarta-feira (4). Medida poderia dar um fim a protestos.
Após meses de protestos e violentas manifestações em Hong Kong, o governo local deu um passo atrás que poderia pôr fim aos confrontos.
Quarta-feira (4), a chefe do Executivo de Hong Kong, Carrie Lam, anunciou a retirada do projeto de lei de extradição da pauta do governo. Sendo assim, o governo chinês põe um fim à questão e atende a uma das principais reivindicações dos manifestantes
Lei de Extradição
O projeto de lei de extradição foi criado depois de um cidadão de Taiwan ter fugido para Hong Kong após supostamente ter matado sua mulher. A medida legal visava a extradição de suspeitos em Hong Kong para a jurisdição da China continental, Macau e Taiwan.
Críticos do projeto iniciaram violentos protestos contra o governo local. Como tentativa de acalmar os ânimos, Carrie Lam engavetou o projeto em junho. Mesmo assim, a medida não satisfez os críticos, que deram continuação às fortes manifestações, exigindo seu cancelamento total.
Demandas
Apesar do atual recuo do governo, um dos líderes das manifestações postou em uma rede social sua insatisfação.
Initial response to Carrie Lam:
1. Too little and too late now — Carrie Lam’s response comes after 7 lives sacrificed, more than 1,200 protestors arrested, in which many are mistreated in police station.
— Joshua Wong 黃之鋒 (@joshuawongcf) 4 de setembro de 2019
Resposta inicial a Carrie Lam: 1. Isso foi muito pouco e agora é muito tarde. – A resposta de Carrie Lam chega depois de 7 vidas terem sido sacrificadas, mais de 1.200 manifestantes serem presos, muitos dos quais foram maltratados em delegacias.
Os manifestantes exigem a libertação de seus colegas presos, uma reforma eleitoral e que seus atos sejam permitidos.
- Alunos do Colégio Santos Dumont da cidade de Konan celebram formatura - 22 de dezembro de 2024 12:29 pm
- Tempestades de neve atingirão costas do Mar do Japão - 22 de dezembro de 2024 9:26 am
- Indústria de anime do Japão supera 3 trilhões de ienes em 2023 - 22 de dezembro de 2024 9:04 am