EUA impõem sanções a grupos de hackers norte-coreanos
O Departamento de Tesouro dos EUA diz que imporá sanções a três grupos de hackers que são apoiados pelo governo da Coreia do Norte.
O departamento anunciou nesta sexta-feira (13), que iria impor sanções, incluindo congelamento de bens, ao Grupo Lazarus e dois de seus afiliados próximos, Bluenoroff e Andariel.
Os funcionários do Tesouro alegam que estes grupos foram dirigidos pela agência de espionagem da Coreia do Norte, o Reconnaissance General Bureau, para realizar ataques cibernéticos.
Eles dizem que os ataques cibernéticos incluíram os ataques de ransomware WannaCry em 2017 contra mais de 150 países, incluindo o Japão.
Eles acusam Pyongyang de pretender usar o dinheiro do resgate no desenvolvimento de armas de destruição em massa. A Coreia do Norte sempre negou seu envolvimento em ataques cibernéticos.
Esta semana, o presidente dos EUA, Donald Trump, demitiu seu conselheiro de segurança nacional, John Bolton, de linha dura sobre a Coreia do Norte.
Bolton frequentemente discordou de Trump, que expressou opiniões otimistas sobre as conversações passadas e futuras com o ditador norte-coreano Kim Jong Un. Ainda assim, os EUA pretendem manter a pressão sobre Pyongyang.
A atenção está centrada em saber se as conversações entre os responsáveis dos EUA e da Coreia do Norte terão lugar à margem da Assembleia Geral da ONU no final deste mês.
- Primeiro-ministro japonês parabeniza Trump e planeja reunião - 7 de novembro de 2024 2:55 pm
- Nascimentos no Japão podem cair abaixo de 700 mil em 2024 - 7 de novembro de 2024 2:50 pm
- 60% das cidades japonesas não possuem maternidades - 7 de novembro de 2024 2:41 pm