Último petroleiro capturado pelo Irã é do Iraque
A emissora estatal do Irã relata que o petroleiro apreendido na quarta-feira (31/07), pelo Corpo de Guardas Revolucionários Iranianos era um navio iraquiano. Iranianos dizem que o navio estava tentando contrabandear combustível.
A emissora transmitiu o vídeo do navio no domingo (4). A filmagem mostra uma visão completa do navio, o que parece ter combustível a bordo, e o que parecem ser barcos-patrulha iranianos ao seu redor.
Os Guardas Revolucionários detiveram sete tripulantes de diferentes nacionalidades e rebocaram o petroleiro para um porto no sul do Irã.
O Corpo de Guardas disse que sua ação foi uma repressão legítima contra uma operação de contrabando. Diz também que o petroleiro era um navio iraquiano, mas Bagdá nega as alegações.
Este é o terceiro petroleiro que os iranianos apreenderam nas últimas semanas.
No mês passado, eles capturaram um petroleiro de bandeira panamenha por suspeita de exportação ilegal de petróleo. Eles também apreenderam um petroleiro britânico por aquilo que os iranianos disseram ser uma violação das regras internacionais de navegação.
A medida que os Estados Unidos aumentam a pressão sobre o Irã, impondo uma proibição total das suas exportações de petróleo, o país está aumentando as suas atividades no Golfo Pérsico, que é uma artéria importante para as exportações de petróleo.
- Escassez de arroz leva mercado no Japão a vender produto de Taiwan - 14 de maio de 2025 3:54 am
- EUA aceitam sul-africanos brancos como refugiados - 14 de maio de 2025 3:49 am
- Taiwan testa sistema de foguetes HIMARS pela 1ª vez - 14 de maio de 2025 3:36 am